Prefeito convida moradores a participar de Plano Diretor
Publicada em 12/03/2015 às 13:50O prefeito Pedro Bigardi lançou nesta quarta-feira (11), no plenário da Câmara Municipal, a etapa decisiva do Plano Diretor Participativo com um convite aos jundiaienses para definirem uma lei que possa controlar de maneira adequada o crescimento da cidade. O ato teve a presença de secretários, vereadores e representantes da sociedade civil.
“Por mais que tenhamos o trabalho dos técnicos, a comunidade sempre traz um olhar novo, uma luz sobre os detalhes”, afirmou Bigardi.
Veja como participar do Plano Diretor Participativo
MAIS PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO
Para consultor, cidade é o sistema de vida do futuro
Secretária afirma que moradores podem deter ‘degradação’ da cidade
Ele lembrou que Jundiaí possui longa tradição de planejamento desde a década de 1950, quando o então prefeito Vasco Venchiarutti elaborou os primeiros esboços nesse assunto. Depois, foi uma das cidades pioneiras na década de 1960, quando Araken Martinho e Antonio Panizza tiveram atenção nacional em esforços que culminaram em avanços como a proteção das áreas da Serra do Japi acima da cota de 900 metros de altitude.
Posteriormente, na revisão de 1981, essa cota foi reduzida para 800 metros de altitude e surgiram as primeiras normas sobre a verticalização de construções, que estava começando na cidade.
Uma nova revisão na década de 1990 ampliou o tipo de debate, incluindo seminários na Câmara organizados por pessoas como o ex-vereador Erazê Martinho e o apoio de estudos sobre tráfego feitos pela consultoria NK e estudos para o município como a Área de Proteção Ambiental, conduzidos por Pedro Taddei.
“Nessa época a sociedade começou a se organizar mais, como no surgimento da associação das empresas imobiliárias, a Proempi. Mas, agora, estamos buscando a comunidade, os moradores e os bairros para esse debate”, afirmou Bigardi, lembrando que os preparativos atuais para o Plano de Saneamento também colaboram com esse processo.
Ele afirmou que a preocupação com a água (recursos hídricos) será um dos eixos de trabalho, também discutido anteriormente em encontro com o presidente da Câmara, Marcelo Gastaldo, e o promotor de Justiça, Claudemir Battaglini.
Na mesa de lançamento da 2ª fase do Plano Diretor Participativo, o presidente do Conselho Municipal do Plano Diretor, Luiz Antonio Pellegrini Bandini, afirmou que um bom plano feito pelos cidadãos e cidadãs pode inclusive orientar os investimentos definidos nas leis orçamentárias.
E o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Gastaldo, destacou o ato realizado no plenário como um reconhecimento ao papel dos vereadores. “O início do processo está ocorrendo aqui e também vai terminar aqui, com uma lei sendo aprovada para a cidade”, afirmou.
O processo prevê oficinas territoriais, oficinas setoriais e dois fóruns antes do formato definitivo a ser aprovado em um Congresso da Cidade previsto para o mês de julho.
Confira as datas e locais para as reuniões das oficinas
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
10/05/2024
Prefeito destaca economia forte de Jundiaí na abertura da Feira de Panificação
-
10/05/2024
Parque da Cidade recebe 900 alunas da ginástica para comemorar Dia das Mães
Baixe as fotos desta notícia na resolução original