Cerest inicia campanha nos postos de combustíveis

Publicada em 18/03/2015 às 15:44

A campanha “Não passe do limite! Complete o tanque só até o automático”, realizada junto aos postos de combustíveis da cidade com o objetivo de promover a prevenção contra danos à saúde dos trabalhadores, teve inicio nesta quarta-feira (18). A iniciativa é estadual, coordenada pelo Centro de Vigilância Sanitária (CVS) e envolve todos os Cerests do Estado de São Paulo, tendo em Jundiaí a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores dos Postos de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Jundiaí e Região (Sinpospetro).

De acordo com o engenheiro de segurança e autoridade sanitária Celso Augusto de Souza, do Cerest, a campanha segue pelos próximos dias, tendo como objetivo ampliar a consciência sobre os riscos de não seguir a orientação correta na hora de abastecer o veículo. A válvula colocada no modo automático é o correto, mas quando o abastecimento é feito manualmente, tanto o frentista quanto o cliente expõem sua saúde aos riscos dos vapores da gasolina, que contém diversas substâncias químicas e que são invisíveis aos olhos, mas extremamente perigosas à saúde.

LEIA TAMBÉM
Projeto do Cerest mostra que nem só barulho provoca surdez
Cerest renova termo de cooperação com Ministério do Trabalho

O engenheiro Celso, do Cerest, orienta o gerente do posto sobre a campanha

O engenheiro Celso, do Cerest, orienta o gerente do posto sobre a campanha

“Pelo que podemos observar neste início da campanha, será um trabalho muito tranquilo, pois a maior parte dos postos já tomou conhecimento dessa ação e está colaborando muito no sentido da prevenção”, comentou Celso. Segundo ele, a distribuição de material institucional e dos cartazes que serão afixados próximo às bombas nos postos vão auxiliar na divulgação dessas medidas de prevenção.

O gerente do Auto Posto Guapeva, na rua Itirapina, foi um dos primeiros a receber a equipe do Cerest. Ele fez questão de demonstrar seu conhecimento com relação à campanha e disse que tanto ele quanto os trabalhadores estavam prontos para colaborar com o Cerest.

“Nós temos o hábito de seguir todos os procedimentos que dizem respeito à segurança do trabalho e não está sendo diferente com relação ao abastecimento”, disse. Da mesma forma, a frentista Fátima Cândido, que trabalha há 31 no mesmo local, disse que estava contente em saber que o Cerest está com essa nova campanha em favor da categoria.

“Eu mesma já fui ao Cerest fazer os testes para saber se não adquiri nenhuma doença derivada do trabalho e fui muito bem atendida. Saí contente, pois me disseram que está tudo em ordem comigo”, disse. Sobre a campanha, ela comentou com a colega de trabalho, Márcia Regina Grizoto, sobre a importância de seguir à risca tudo o que recomenda o folheto que receberam.

A secretária-geral do Sinpospetro, Andréia Jorge, foi acompanhar o trabalho do Cerest e aproveitou para comentar sobre a necessidade de haver uma legislação específica para o Estado de São Paulo, como já ocorre em Santa Catarina.

“As campanhas são importantes, mas precisamos trabalhar para a criação de uma legislação própria para São Paulo, pois a categoria é muito grande e os riscos estão presentes”, disse. Segundo ela, só em Jundiaí são cerca de 1.500 frentistas. Nas oito cidades de abrangência do sindicato, são quase três mil.

Os frentistas são o principal alvo da campanha

Os frentistas são o principal alvo da campanha

Cuidados especiais
O engenheiro Celso Souza também fala sobre os cuidados especiais durante o abastecimento de veículos. “Primeiro, duas medidas são evidentes: frentistas gestantes devem ser remanejadas da função e crianças não devem se expor aos vapores”, ensinou.

O uso das máscaras respiratórias para vapores orgânicos, avental, luvas e óculos de segurança, durante a coleta de amostra de combustível, na medição do tanque com trena e durante o desabastecimento do caminhão-tanque é indispensável.

Microrregião
Todos os municípios da área de abrangência do Cerest Jundiaí participam da campanha. São eles: Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itatiba, Atibaia, Morungaba, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Louveira e Vinhedo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/18/cerest-inicia-campanha-nos-postos-de-combustiveis/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original