Campanha para doação de medula óssea tem início nesta terça-feira (24)

Publicada em 23/03/2015 às 12:24

Os interessados em participar da campanha de doação de medula óssea devem procurar a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) nesta terça-feira (24), a partir das 16h. O procedimento, simples e que pode ajudar a salvar vidas, é mais uma ação do trote solidário que envolve os calouros da instituição. O limite é de 300 cadastramentos. ´

Por meio do Hemocentro da Unicamp, uma pequena quantidade de sangue (de 5 a 10ml) será retirada dos possíveis doadores, além do preenchimento de uma ficha com informações pessoais. Qualquer pessoa com idades entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar.

MAIS SAÚDE
‘Saúde na Escola’ leva tratamento dentário inovador
Calouros da Faculdade de Medicina doam sangue na Colsan

A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, sob anestesia, e se recompõe em apenas 15 dias. Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado, que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.

Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e realizar a doação.

Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100 mil.

Assessoria da Imprensa FMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/23/campanha-para-doacao-de-medula-ossea-tem-inicio-nesta-terca-feira-24/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original