Conheça alguns dados que vão nortear a leitura técnica

Publicada em 23/03/2015 às 18:10

Alguns dados que alimentarão a leitura técnica (“mapa base”)

1. Sistemas de Mobilidade

* Estrutura Viária

Não se limita ao “leito carroçável” dos veículos, mas também ao “passeio público” das calçadas. É um vetor de produção de cidade.

* Transporte Individual Motorizado

Envolve principalmente o automóvel e motocicletas, com quantidades registradas localmente e estimativas de fluxos que atravessam o território do município.

* Transporte Individual Não-Motorizado

Envolve principalmente as ciclovias, mas também o uso pedestre.

* Sistema de Transporte Coletivo

Envolve as linhas, os terminais, as linhas intermunicipais (sobre pneus ou trilhos) e seus gargalos e lacunas.

2. Sistemas de Saneamento

* Água

Estrutura de mananciais, existência de previsão de capacidade de abastecimento “per capita” e de limite populacional de atendimento, de combate a perdas na rede de distribuição, de preservação de mananciais

* Esgoto

Atendimento de coleta e tratamento a todos os domicílios do município, limites da capacidade de ampliação, controle de perdas e reutilização de produtos finais.

* Resíduos Sólidos

Abrangência da coleta normal e seletiva nos bairros, grau de tratamento de resíduos orgânicos com compostagem, grau de reciclagem dos vários tipos de material.

* Drenagem

Dados do plano de macro e microdrenagem, permeabilidade do solo urbano em seus diversos usos

3. Sistemas de Equipamentos Públicos

* Educação

Checagem de critério de distribuição. Tendência atual é ter equipamentos públicos a pouco tempo de caminhada das moradias, recolocando bairro como unidade de planejamento para o urbanismo sustentável.

* Saúde

Checagem de critério de distribuição. Tendência atual é ter equipamentos públicos a pouco tempo de caminhada das moradias.

* Assistência Social

Criação de critério de distribuição. Adoção da lei SUAS (Sistema Único de Assistência Social) aconteceu apenas em 2014 na cidade.

* Cultura e Esporte

Debate sobre aplicabilidade de critério de distribuição.

4. Sistemas Ambientais

* Áreas Verdes

Existência de áreas verdes na escala de bairros, em critério de acesso a poucos minutos de caminhada das moradias, além das grandes áreas de parques e unidades de conservação que atendem ao interesse mais amplo.

* Uso Urbano e Rural

Atuais padrões permitidos de uso do solo urbano e uso do solo rural definidos na legislação, assim como das chamadas áreas especiais (como aeroportos, ferrovias, estádios, etc).

* Padrões de Verticalização

Verificação dos setores adensáveis (que podem receber mais habitantes, nem sempre sinônimo de grandes prédios) e não-adensáveis, considerando efeitos existentes como a “desertificação das ruas” causado por longos muros sem interação com a rua e também questões de paisagem.

* Patrimônio

Por ser uma das cidades mais antigas do Estado de São Paulo, a questão entra como um dos aspectos, incluindo bens edificados e não-edificados tanto no campo material quanto imaterial. A visão não fica no campo de tombamento, mas de medidas de valorização.

5. Sistemas de Planejamento e Gestão

* Parcelamento

Regras atuais de parcelamento do solo urbano ou rural.

* Área de Expansão Urbana

Linhas atuais de uso urbano permitido.

* Imóveis Ociosos e Vazios

Levantamento de áreas particulares abandonadas ou vazias.

* Operação do sistema

Participação, transparência e interação dos diversos órgãos públicos.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/23/conheca-alguns-dados-que-vao-nortear-a-leitura-tecnica/