Plano Diretor amplia canais de participação da comunidade

Publicada em 25/03/2015 às 18:11

Durante a segunda das 11 oficinas territoriais da 2ª fase do Plano Diretor Participativo, realizada na noite de terça-feira (24), na Vila Alvorada, foi anunciada a ampliação dos canais de participação dos moradores no processo de construção dessa lei que define os rumos do crescimento da cidade.

Agora, além das oficinas de sensibilização, também pode ser usado, até 13 de abril, o formulário eletrônico do portal do Plano Diretor.

CONFIRA AS FOTOS

Grupo de diálogo na Vila Alvorada: debate com o povo

Grupo de diálogo na Vila Alvorada: debate com o povo

O mecanismo de contato pode ser usado para orientações nas reuniões de vizinhos, de moradores de bairros ou mesmo manifestações individuais. Um material sugerido para apoio fala do Estatuto da Cidade.

Essa sensibilização, como explicado na oficina realizada na escola municipal Anna Rita Alves Ludke, na Vila Alvorada, terça-feira (24), visa mobilizar pessoas e grupos para o 1º Fórum do Plano, para o qual todos serão convidados. A data deste evento será divulgada futuramente.

“Temos recebido a presença de secretários e gestores nos encontros, mostrando que há um interesse pela manifestação dos moradores sobre o futuro que queremos. Vamos buscar ampliar esse processo”, afirmou Daniela da Camara Sutti, secretária de Planejamento e Meio Ambiente.

Daniela e o vice-prefeito Durval Orlato na oficina

Daniela e o vice-prefeito Durval Orlato na oficina

Os encontros têm apontado aspectos positivos de Jundiaí como as grandes áreas verdes (incluindo serra, zona rural e parques), a estrutura de água e esgoto e a relativa tranquilidade ainda existente, além de aspectos de problemas como o trânsito, a verticalização ou lacunas de transporte coletivo. Mas uma leitura mais ampla, que envolveu 8 mil pessoas na primeira fase em 2014, pode ser vista AQUI.

Para Daniela, em alguns aspectos devem surgir diferenças de visões sobre o crescimento da cidade e isso vai ser tratado em encontros chamados de “negociação de conflitos”. “Buscando sempre o melhor caminho para orientar o crescimento da cidade”, afirma.

Uma das bases do processo de construção é o levantamento feito pelo Grupo Técnico. Veja mais AQUI

Crescer sem destruir, desafio de Jundiaí. Participe.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/25/plano-diretor-amplia-canais-de-participacao-da-comunidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original