Família Acolhedora se reúne com famílias do programa

Publicada em 26/03/2015 às 18:48

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora realizou reunião com as famílias que integram o programa. Essas pessoas acolhem crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção. O encontro foi feito na noite de quarta-feira (25).

Segundo a coordenadora do serviço, Cristiane Vieira Gozzo, os encontros são realizados mensalmente para que os integrantes possam trocar experiências, discutir os últimos acolhimentos e receber novas famílias acolhedoras. “Nós entendemos ser importante dar esse empoderamento para que todos se sintam como parte do serviço, afinal, sem as famílias nada seria possível”, destacou.

Famílias se reúnem todos os meses para trocar experiências

Famílias se reúnem todos os meses para trocar experiências

O serviço é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido, assim como as famílias de origem (pai e mãe) e extensa (tios, avós).

Geralmente essas crianças são tiradas das famílias de origem e ficam em um acolhimento institucional até a decisão da Justiça. Medida que, segundo a equipe do serviço, não é favorável para a qualidade de vida delas, uma vez que estudos indicam que há cada um ano da criança vivendo num abrigo, ela perde quatro meses de desenvolvimento. “Estamos batalhando para mudar essa forma de trabalhar e precisamos de mais famílias dispostas em fazer parte desse serviço”, disse Cristiane.

Como participar
Para fazer parte do Família Acolhedora é preciso ter idade mínima de 21 anos e morar em Jundiaí; não possuir antecedentes criminais; não ter interesse em adoção e não apresentar problemas psiquiátricos e/ou dependência de substâncias psicoativas. Interessados podem se cadastrar AQUI.

O serviço funciona na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelos telefones (11) 4583-7301 ou 4583-7315. O email é o familia.acolhedora@jundiai.sp.gov.br

Kadija Rodrigues
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/26/familia-acolhedora-se-reune-com-integrantes-do-programa-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original