Palestra e coral abrem programação de 50 anos do Museu
Publicada em 28/03/2015 às 15:31Em plena atividade, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – integrado pelos equipamentos Solar do Barão, Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, Centro de Memória e G9 Galeria de Grafite – completou neste sábado (28) 50 anos de existência.
Abrindo a programação comemorativa do cinquentenário, foi realizada pela manhã a apresentação do Coral Madrigal Ars Antiqua e a palestra “Museu Histórico e Cultural de Jundiaí 50 anos: Origens e caminhos futuros”, ministrada pela socióloga Creusa Claudino, pelo historiador Alexandre Oliveira e pelo jornalista José Arnaldo de Oliveira. O trio de palestrantes abordou as origens e evolução do museu em Jundiaí e seu papel cultural, educativo e social.
“É uma data marcante e a intenção desta programação é chamar a atenção e atrair as pessoas ao museu a fim de discutir seu papel na sociedade como espaço de reflexão e debate”, disse o diretor do Museu, o historiador Edgar Borges.
MAIS CULTURA
No Centro, artistas encantam o público no Dia do Teatro e do Circo
A iniciativa deu certo. Muitas pessoas acompanharam a abertura da programação de aniversário, entre elas a agente de desenvolvimento infantil, Sandra Baldo, de 53 anos, que entrou pela primeira vez no Solar do Barão. “Já fui a vários museus, mas no Solar é a primeira vez que entro. A comemoração dos 50 anos me chamou a atenção e resolvi conhecer o espaço, que é maravilhoso. Gostei muito das exposições, tanto a de brinquedos como a permanente. Também adorei a apresentação do coral”, disse.
Atraída pelo evento do cinquentenário, a educadora Cristiane Capobianco Fassoli, 38 anos, levou o filho Henri, 9 anos, para visitar o local. “Sempre trago meu filho para visitar o museu, acho importante, é um meio de se atualizar e conhecer a história da cidade. O bacana é que sempre tem uma exposição diferente.”
O agente de resgate, Jair Nascimento, 40 anos, também aproveitou a data comemorativa para levar os filhos ao Museu neste sábado. “É importante trazer as crianças ao museu para que eles conheçam e entendam a história e a cultura. Dificilmente eles verão em outro lugar o que está exposto aqui. Muitos brinquedos da exposição, estão vendo pela primeira vez e eu estou recordando”, comentou.
Nos últimos dois anos, o Museu ampliou suas atividades com a realização de exposições reflexivas, ações educativas e realização de eventos culturais voltados à comunidade, o que elevou de forma significativa o número de visitantes no período.
Programação de aniversário
O diretor do Museu informa que programação alusiva aos 50 anos prossegue durante o ano com a publicação do Catálogo dos Acervos do Museu, previsto para o segundo semestre; o lançamento do selo e carimbo comemorativo de 50 anos, em parceria com os Correios; e uma exposição alusiva aos 50 anos.
Edgar explica que o catálogo irá incluir os acervos dos equipamentos que compõem o Museu e servirá como fonte de pesquisa nas escolas. Já o lançamento do selo e do carimbo tem como intenção divulgar o Museu em todo o País.
Viviane Rodrigues
Fotos: Fotógrafos PJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original