Prefeito discute ações de cooperação internacional com ministro

Publicada em 30/03/2015 às 15:27

O prefeito Pedro Bigardi recebeu no gabinete, na manhã desta segunda-feira (30), o coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores, ministro Milton Rondó Filho. Na ocasião, ele apresentou uma proposta de parceria com o município para ações em diversas áreas, especialmente a prevenção de riscos em desastres naturais e combate à fome.

VEJA TAMBÉM
Prefeitura em Ação na região Norte: população agradece
Prefeito anuncia cronograma de obras das alças da Anhanguera

Prefeito Pedro Bigardi recebeu o ministro no gabinete

Prefeito Pedro Bigardi recebeu o ministro no gabinete

Do encontro também participaram o coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, o diretor de Cultura, Jean Camoleze, o coordenador da Defesa Civil, coronel Eduardo Luiz Carbonari, e o assessor da Defesa Civil, Fernando Sálvia. Acompanhando o ministro estava o produtor rural Marcelo Zamboli, também representante dos produtores que atuam na Feira Orgânica.

Durante o encontro, o prefeito comentou sobre a política municipal de habitação, que alcança resultados positivos na questão da prevenção de riscos. “Quando construímos habitações para tirar as pessoas dos morros estamos realizando, na prática, essa prevenção”, disse. E essas ações, como explicou, funcionam de maneira integrada, envolvendo todas as secretarias.

Sobre projetos na área da alimentação, o ministro explicou que a linha de ação se baseia em outro desastre, que é o desperdício. Segundo Rondó Filho, muitas vezes os alimentos são jogados fora por não haver um programa ou projeto específico voltado ao reaproveitamento. “Podemos pensar na criação de um Banco de Alimentos, trabalhando apenas com aqueles produtos não mais apropriados para comercialização mas ainda aptos ao consumo”.

“É possível transformar tudo isso em sopas e produzir enlatados para estocar e serem usados em ocasiões diversas, até mesmo para socorrer cidadãos vitimados por desastres naturais, além de fornecer a creches e outras instituições que cuidam do acolhimento de pessoas”, completou o ministro.

Reuniões já iniciadas: ações cooperadas

Reuniões já iniciadas: ações cooperadas

Mais
Mas o trabalho envolvendo a administração municipal e a pasta do ministro será muito extenso, com ações, além dessas já exemplificadas, nas áreas de segurança e cultura também. O diretor Jean Camoleze disse que algumas reuniões serão realizadas para definição do formato deste projeto de cooperação. “Ele terá alcance internacional”, desejou o ministro Rondó.

A primeira delas aconteceu na sequência da visita ao gabinete do prefeito, vislumbrando desde já a integração da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo – que terá participação importante no que diz respeito às ações de combate à fome.

Alcir de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/30/prefeito-discute-acoes-de-cooperacao-internacional-com-ministro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original