Safra de caqui atinge 4 mil toneladas em Jundiaí neste ano

Publicada em 14/04/2015 às 12:04

A safra de caqui cultivado em Jundiaí atingiu um patamar médio de 4 mil toneladas da fruta neste ano. A informação foi divulgada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo. O número tem se mantido desde 2012, segundo os apontamentos feitos por técnicos em visitas às propriedades rurais existentes na cidade.

A produção, inclusive, é comercializada em mais de 50 pontos de abastecimento no município, formados por feiras, barracas de produtores, bancas nos terminais e varejões diurnos e noturnos. As principais variedades são Fuyu e Chocolate, mais consistentes, e Rama Forte, mais cremosa.

LEIA TAMBÉM
‘Jundiaí Feito à Mão’ atinge 100 eventos em dois anos
Moradores pedem bom senso no crescimento em Jundiaí
Restaurantes lotam ‘Sabores de Jundiaí’ antes do prazo final

A fruta está no auge da safra, que vai de fevereiro a junho

A fruta está no auge da safra, que vai de fevereiro a junho

“A região inteira teve uma produção forte e o resultado é a acessibilidade dessa fruta, que chegou com sabor adocicado e preços que cabem no bolso”, destaca o secretário Marcos Brunholi.

O caqui é considerado pelos consumidores como “bom, saboroso e muito barato“. Na saúde, a fruta é rica em fibras, vitaminas e sais minerais. Um dos principais componentes é a vitamina A, que tem papel na imunidade preventiva e até para a visão, de acordo com especialistas. E também o licopeno, apontado como antioxidante.

Além do consumo “in natura” em lanches ao longo do dia, a fruta também pode ser ingerida em suco (com laranja ou água de coco), sempre bem lavada.

Além da rede de abastecimento espalhada pela cidade, a Prefeitura de Jundiaí presta apoio aos agricultores em geral com serviços de assistência técnica, análise de solo e recomendações de adubação. Contatos podem ser feitos em (11) 4589-8872.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/14/safra-de-caqui-atinge-4-mil-toneladas-em-jundiai-neste-ano/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original