Faculdade de Medicina oferece exame no Dia Mundial da Voz

Publicada em 15/04/2015 às 14:00

No Dia Mundial da Voz, comemorado nesta quinta-feira (16), a disciplina de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) vai atender pessoas que apresentam rouquidão há mais de duas semanas. Os interessados serão submetidos a um exame clínico e receberão orientação sobre os cuidados com a voz. Não existe necessidade de agendamento prévio.

O atendimento será feito entre 9h e 12h, no ambulatório de especialidades da faculdade, localizado na rua Francisco Telles, 222, Vila Arens.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura em Ação visitou quase 6 mil imóveis
Faculdade de Medicina promove debate sobre a morte

O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia com a data é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar ações que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos – , como o câncer de laringe, por exemplo.

Sintomas
A celebração do “Dia Mundial da Voz” é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.

Sintomas como rouquidão, cansaço ao falar, pigarro constante, perda ou falhas da voz ao final do dia, são sinais de alerta de um possível problema vocal. Laringites, lesões benignas das cordas vocais (nódulos, polipos e quistos), refluxo gastro-esofágico e faringo-laríngeo, utilização incorreta da voz, paralisia das cordas vocais e câncer da laringe são problemas que geralmente estão relacionados com alterações na voz.

Dicas para se ter uma voz saudável:
• Use um tom de voz natural e confortável;
• Procure adequar o volume de voz à situação de comunicação em que você se encontra, lembrando que falar constantemente em alta intensidade pode ser prejudicial;
• Articule bem os sons das palavras, abrindo e movimentando a boca adequadamente;
• Faça pausas respiratórias enquanto fala;
• Mantenha um ritmo de fala moderado, com cuidado para não falar rápido ou devagar demais;
• Enfatize as palavras mais importantes na frase, para marcar o sentido que você quer dar a ela;
• Associe a fala às expressões faciais e aos gestos, de forma natural, porém sem exageros;
• Esteja sempre atento às necessidades do interlocutor, mantendo contato visual e mostrando-se interessado também no que está ouvindo, e não só no que está falando;
• Beba água em temperatura ambiente e sem gás durante as atividades verbais.

Assessoria de Imprensa FMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/15/faculdade-de-medicina-oferece-exame-preventivo-no-dia-mundial-da-voz/