Saúde amplia equipes e ações do Núcleo de Apoio à saúde da família
Publicada em 16/04/2015 às 18:08A Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Ações em Saúde, está reestruturando o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), constituído por equipes multiprofissionais. O objetivo é ampliar as equipes e as ações oferecidas pelos grupos de forma integrada com as unidades de saúde dos bairros.
Uma das novidades é a criação de mais uma equipe na rede. Com isso, serão quatro equipes, uma para cada regional da cidade. Além disso, as equipes vão contar com novos profissionais. A partir de agora, cada núcleo poderá ter nutricionista, psicólogo, assistente social, educador físico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. As novas equipes começam a atuar em maio.
LEIA TAMBÉM
Saúde descentraliza atendimento de assistência social
Diretoria de Vigilâncias em Saúde reúne equipe técnica
Faculdade de Medicina atende 120 pessoas no Dia da Voz
“O objetivo é desenvolver ações de forma articulada para corresponder ao princípio de integralidade do Sistema Único de Saúde (Sus)”, explicou a diretora de Ações em Saúde, Luciana Togni Surjus.
Segundo ela, essa forma de trabalho pretende aumentar a resolutividade dos problemas de saúde mais comuns da população perto do contexto real de vida dessas pessoas. “Dessa forma, tratamos cada pessoa como um ser humano único e integral, superando a forma fragmentada de atendimento dos problemas mais comuns.”
Luciana destaca que estão previstas ações coletivas, de fortalecimento comunitário, do reconhecimento do saber da comunidade na resolução de seus próprios problemas de forma apoiada por profissionais. “Os núcleos vão tratar os problemas mais comuns no campo da reabilitação, da saúde mental, das práticas integrativas e do cuidado à pessoa com deficiência e à pessoa idosa. Também são previstas ações individuais, priorizando casos mais graves com necessidades peculiares.”
Com a reorganização desse serviço, será possível ainda otimizar os recursos disponíveis na saúde. “Essa nova forma de organização também vai possibilitar buscar recursos federais disponíveis por normativas próprias para o financiamento dessas equipes”, complementa Luciana.
Niza Souza
Foto: Paulo Grégio
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original