‘Sesc é um marco na história de Jundiaí’, diz Bigardi

Publicada em 18/04/2015 às 15:00

A guitarra de Pepeu Gomes deu o tom ao Hino Nacional, tocado na solenidade de abertura do Serviço Social do Comércio (Sesc) Jundiaí, neste sábado (18). E esse foi apenas o primeiro de muitos espetáculos que a população da cidade vai aplaudir daqui para a frente. “É um marco para a história do município”, disse o prefeito Pedro Bigardi, que participou do evento ao lado do presidente do Sesc, Abram Szajman, e demais autoridades.

Bigardi estava acompanhado da primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss). Ele destacou que Jundiaí passa a ter um novo polo cultural que vai atrair toda a região. “Aqui teremos cultura, lazer, esporte, educação e saúde. Todos esses são elementos transformadores na vida das pessoas”, comentou, destacando que além de proporcionar essas atividades únicas, o Sesc transforma a vida das pessoas fora da instituição. “Elas passarão por aqui se sentirão enriquecidas como cidadãs.”

LEIA TAMBÉM
Confira a programação completa de inauguração
Veja o álbum de fotos da cerimônia de inauguração

Prefeito Pedro Bigardi: "Relevância do Sesc para a cidade"

Prefeito Pedro Bigardi: “Relevância do Sesc para a cidade”

O prefeito Pedro Bigardi também elogiou o projeto de construção do prédio, assinado pelas arquitetas Christina de Castro Mello e Rita Vaz. “É um belo monumento arquitetônico, sustentável e moderno. Combina muito com o entorno, no qual há o Jardim Botânico e o prédio do Paço Municipal. ”

Todas as instalações foram apresentadas ao prefeito, que entregou ao presidente e demais representantes do Sesc os copos alusivos ao Festival Gastronômico Sabores de Jundiaí.

O presidente do Sesc, Abram Szajman, elogiou a cidade e destacou que a unidade é um presente para todos os jundiaienses e moradores de municípios vizinhos. “Esperamos que seja um ponto de encontro e convivência. É um espaço para todos. Trabalhamos para contribuir com a qualidade de vida dos trabalhadores e familiares.”

O gerente do Sesc Jundiaí, José Roberto Ramos, lembrou que essa é a 36ª unidade do Sesc no Estado de São Paulo e frisou que o compromisso da instituição é com o bem-estar social e qualidade de vida para os trabalhadores do comércio. “A nossa proposta é acolher a toda comunidade, com uma programação diversificada em todas as áreas.”

Estrutura
O Sesc Jundiaí tem 30 mil m² de área construída. Segundo a arquiteta Christina de Castro Mello, o prédio é todo transparente para que passe o conceito de ser aberto a toda cidade. “A ideia é incorporar o Sesc à paisagem, já que ele fica ao lado do Jardim Botânico e tem vista para a Serra do Japi. É um lugar muito especial. Agradecemos à Prefeitura de Jundiaí pela doação do terreno para que a unidade se tornasse realidade.”

Em cinco pavimentos, a unidade dispõe de salas de ginástica, quadra poliesportiva, campo de futebol society, teatro com 222 assentos, espaço de exposições, comedoria e café. O ginásio, em formato de arena e instalado na construção em forma de cilindro, tem capacidade para 758 pessoas, atendendo às diferentes modalidades de eventos esportivos e culturais.

Prefeito visitou todas as instalações

Prefeito visitou todas as instalações

O conjunto aquático é composto por piscinas recreativa e infantil, descobertas e climatizadas; piscina semiolímpica e infantil coberta e aquecida; deck e solário. Além disso, os frequentadores terão acesso a espaço de brincar, destinado a crianças até seis anos de idade, acompanhadas do responsável; biblioteca, com um acervo de 5 mil títulos; e serviços da clínica odontológica, disponíveis exclusivamente para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes.

O terraço, localizado na cobertura, conta com ambiente paisagístico, áreas de estar e convívio cobertas e descobertas e espaço para atividades de lazer. De lá se avistam parcialmente o centro urbano de Jundiaí, o Parque Jardim Botânico, o rio Jundiaí e a Serra do Japi. O estacionamento, no subsolo, conta com 124 vagas para automóveis e 30 para motos e dispõe de vagas especiais para pessoas com deficiência. A unidade também oferece 54 vagas descobertas para bicicletas (para usá-las é necessário trazer o próprio sistema antifurto).

A exemplo de outras unidades, o espaço é dotado de sistema de captação e armazenagem de água da chuva que, após tratamento adequado, é utilizada para a descarga dos banheiros, lavagem de pisos e irrigação dos jardins. Esse último sistema é automatizado e tem a vazão adequada à real necessidade.

Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/18/sesc-e-um-marco-na-historia-de-jundiai-diz-bigardi/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original