Saúde convoca cães e gatos da Isabel Eber para vacinação
Publicada em 23/04/2015 às 15:15O Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses chama a atenção dos moradores da região da Vila Isabel Eber para que vacinem os cães e gatos contra a raiva. A medida foi tomada depois que um morcego capturado em uma casa do bairro apresentou diagnóstico positivo para a doença.
A orientação dada pelo Zoonoses é simples: levar os animais domésticos, que não tomaram vacina contra a raiva no período de 1 ano, para realizar a imunização, seja no Zoonoses ou em clínicas veterinárias.
LEIA TAMBÉM
Saúde descentraliza atendimento de assistência social
Diretoria de Vigilâncias em Saúde reúne equipe técnica
Saúde amplia equipes e ações do Núcleo de Apoio à saúde da família
“Nesse caso não foi necessário o bloqueio da área, pois a atual cobertura vacinal do bairro é boa, porém como foi encontrado um transmissor da raiva na região é importante que seja feita a imunização dos animais”, explicou o agente da Vigilância, Luís Gustavo Nascimento.
Ao detectar um animal transmissor da doença, o Zoonoses realiza diversas pesquisas para avaliar se é necessário ou não o bloqueio da área. As ações levam em consideração espécie do morcego, hábitos, local em que foi encontrado, número de animais domésticos da região, incidência de casos da doença no local e cobertura vacinal.
Quando encontrar o animal deve entrar em contato com o órgão, que fará a retirada do mamífero e realizará as ações necessárias. Esses morcegos não devem ser manipulados e muito menos mortos. Eles são importantes para o controle de insetos, polinização e dispersão de sementes de plantas, em outras atividades essenciais para o equilíbrio da natureza.
É importante ressaltar que não são todos os morcegos que podem transmitir a doença, e apenas um especialista, após análise, pode identificar se o animal é ou não um caso positivo.
O Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses fica na Rua Prudente de Moraes, 744, Centro, no telefone 4521-0660.
Assessoria de Imprensa
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original