Saúde convoca cães e gatos da Isabel Eber para vacinação

Publicada em 23/04/2015 às 15:15

O Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses chama a atenção dos moradores da região da Vila Isabel Eber para que vacinem os cães e gatos contra a raiva. A medida foi tomada depois que um morcego capturado em uma casa do bairro apresentou diagnóstico positivo para a doença.

A orientação dada pelo Zoonoses é simples: levar os animais domésticos, que não tomaram vacina contra a raiva no período de 1 ano, para realizar a imunização, seja no Zoonoses ou em clínicas veterinárias.

LEIA TAMBÉM
Saúde descentraliza atendimento de assistência social
Diretoria de Vigilâncias em Saúde reúne equipe técnica
Saúde amplia equipes e ações do Núcleo de Apoio à saúde da família

“Nesse caso não foi necessário o bloqueio da área, pois a atual cobertura vacinal do bairro é boa, porém como foi encontrado um transmissor da raiva na região é importante que seja feita a imunização dos animais”, explicou o agente da Vigilância, Luís Gustavo Nascimento.

Ao detectar um animal transmissor da doença, o Zoonoses realiza diversas pesquisas para avaliar se é necessário ou não o bloqueio da área. As ações levam em consideração espécie do morcego, hábitos, local em que foi encontrado, número de animais domésticos da região, incidência de casos da doença no local e cobertura vacinal.

Quando encontrar o animal deve entrar em contato com o órgão, que fará a retirada do mamífero e realizará as ações necessárias. Esses morcegos não devem ser manipulados e muito menos mortos. Eles são importantes para o controle de insetos, polinização e dispersão de sementes de plantas, em outras atividades essenciais para o equilíbrio da natureza.

É importante ressaltar que não são todos os morcegos que podem transmitir a doença, e apenas um especialista, após análise, pode identificar se o animal é ou não um caso positivo.

O Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses fica na Rua Prudente de Moraes, 744, Centro, no telefone 4521-0660.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/23/zoonoses-convoca-caes-e-gatos-da-isabel-eber-para-vacinacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original