Reunião aberta apresenta o ‘urbanismo caminhável’

Publicada em 04/05/2015 às 18:53

Um evento especial apresenta para moradores e entidades, na manhã de sexta-feira (8), o conceito de urbanismo caminhável, que será implementado inicialmente como projeto-piloto no centro histórico de Jundiaí. A reunião está marcada das 10h às 12h, no auditório da Associação dos Engenheiros, na avenida Nove de Julho, 409, Jardim Brasil.

Estarão presentes técnicos da Prefeitura de Jundiaí, coordenados pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, e também do Instituto Mobilidade Verde, que vai atuar em conjunto com a Zoom Urbanismo e Escritório Thaísa Froes.

LEIA TAMBÉM
Projeto de revitalização do ‘Escadão’ já está pronto
É sancionada a lei do IPTU individual de regularizados
Prefeitura realiza encontros setoriais para o Plano Diretor

Inovações como parklet são cogitadas para testes no projeto

Inovações como parklet são cogitadas para testes no projeto

“É um projeto bastante inovador, que foi viabilizado por uma contrapartida de Estudo de Impacto de Vizinhança de um empreendimento e traz um olhar diferente sobre a redução da dependência das pessoas do transporte individual ou público, buscando valorizar o papel do pedestre”, afirma a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.

Uma das características mais importantes da metodologia do Projeto Urbanismo Caminhável é a participação da população durante todo o processo de projeto. Os jundiaienses poderão contribuir na avaliação das calçadas e dos espaços públicos, na construção de mobiliário urbano e nas oficinas e eventos de implantação das intervenções.

Os consultores Lincoln Paiva e Guilherme Ortenblad vão mostrar que nesse conceito de cidade os melhores locais para morar são aqueles onde a população depende menos do transporte, ou seja, cidades preocupadas com o pedestre, com a boa qualidade de espaços públicos e que viabilizam diversas atividades e usos próximos da moradia. “Quanto mais caminhável é uma cidade, mais desenvolvida será com geração de riquezas e economia de recursos”, afirmam.

Como vai funcionar
Na reunião aberta de sexta-feira (8), os participantes vão conhecer o projeto-piloto que ao longo de três meses será simbolizado por um contêiner-oficina personalizado, instalado a partir da próxima semana na praça Governador Pedro de Toledo, no Largo da Matriz, com atividades desenvolvidas sempre aos sábados.

O objetivo principal do projeto-piloto é melhorar a caminhabilidade do centro histórico, indicando ações e projetos de curto, médio e longo prazos que serão testados e experimentados por meio de intervenções temporárias nos espaços públicos. Depois, essas serão medidas e avaliadas e resultando em diretrizes e manuais de boas práticas.

Os moradores de Jundiaí poderão contribuir com suas narrativas sobre o cotidiano, avaliação de espaços e passeios públicos, construção de mobiliário urbano e nas oficinas e eventos de implantação das intervenções.

O grupo de trabalho inclui pessoas precursoras de diversas ações e pesquisas do espaço público do País, entre elas os parklets (micropraças criadas no espaço de uma ou duas vagas de estacionamento de rua) trazidos para o Brasil por Lincoln Paiva em 2012 e hoje presentes em diversas cidades.

“O Projeto Urbanismo Caminhável complementa outras ações dentro de um plano de reabilitação do Centro”, afirma Décio Luiz Pinheiro Pradella, coordenador de projetos urbanos da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

Devido a um evento programado pelo comércio para o Dia das Mães, a abertura do contêiner-oficina, no Centro, inicialmente prevista para o sábado (9), foi adiada para o sábado (16). Mas a palestra de sexta-feira (8), às 10 horas, foi mantida e será aberta a todos os interessados, especialmente ligados ao urbanismo, mobilidade e meio ambiente.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/04/reuniao-aberta-apresenta-o-urbanismo-caminhavel/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original