Neste sábado (9) tem ‘Dia D’ da vacinação contra gripe

Publicada em 07/05/2015 às 18:44

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (9) o “Dia D” da vacinação contra a gripe. Toda a rede de saúde estará aberta das 8h às 17h atendendo ao público. Além disso, serão montados dois postos extras, um no calçadão da rua Barão de Jundiaí, em frente à Casa da Cultura, durante a manhã, e outro no Centro de Referência do Idoso (Criju), no Complexo Argos, no período da tarde.

A meta da campanha é atingir 80% dos grupos estimados de idosos (50.329), crianças de seis meses a 5 anos incompletos (21.488) e mulheres gestantes (4.102) e puérperas (até 45 dias após o parto – 674), formando um público alvo de 76.593 moradores. Além desses grupos principais, a campanha envolve portadores de doenças crônicas a partir de prescrição médica.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura apresenta resultados da Saúde Bucal
Série de eventos marca mês da luta antimanicomial
Saúde Bucal: informações vão ajudar no planejamento e estratégias

Unidades de saúde nos bairros estarão abertas para a vacinação

Unidades de saúde nos bairros estarão abertas para a vacinação

A campanha prossegue em toda as unidades de saúde até a sexta (22). No mesmo período, a Saúde mantém ainda um posto de vacinação permanente de segunda a sexta-feira, no calçadão da rua Barão de Jundiaí, entre 8h30 e 11h30.

Saúde bucal
Juntamente com a campanha de vacinação contra gripe, a Coordenação de Atenção Básica em Saúde Bucal realiza neste sábado a Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Câncer Bucal, em 29 unidades de saúde. O objetivo é conscientizar a população e encaminhar os casos suspeitos ao setor de avaliação e conduta.

“Não é preciso agendar. Basta o interessado comparecer em uma das unidades que vão oferecer o serviço durante o período de atendimento”, destaca o coordenador de Saúde Bucal, Luiz Carlos Miyashiro. “Quando a doença é detectada na fase inicial, principalmente as neoplasias, há de 80% a 90% de chances de cura. Daí a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.”

Segundo o coordenador, alguns fatores podem levar ao câncer de boca, entre eles vício de fumar, consumo de álcool, má higiene bucal, uso de próteses dentárias mal adaptadas e idade superior a 40 anos. São registrados cerca de 14 mil novos casos da doença por ano no Brasil, matando mais de 4 mil anualmente.

No ano passado, durante a campanha de vacinação contra gripe, foram realizados 1.075 exames odontológicos e 93 pessoas foram encaminhadas para segunda avaliação no Centro de Especialidades Odontológicas. “A expectativa este ano é aumentar em 30% a quantidade de exames neste dia D da campanha contra gripe.”

Confira as unidades de saúde participantes da campanha da Saúde Bucal:
Agapeama, Anhangabaú, Aparecida, Caxambu, Central, Colônia, Corrupira, Eloy Chaves, Fazenda Grande, Guanabara, Hortolândia, Ivoturucaia, Jundiaí Mirim, Morada das Vinhas, Novo Horizonte, Parque Centenário, Rio Acima, Rio Branco, Rui Barbosa, Santa Gertrudes, São Camilo, Sarapiranga, Tamoio, Tulipas, Vila Ana, Vila Comercial, Vila Esperança, Vila Maringá e Vila Marlene.

Assessoria de Imprensa
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/07/neste-sabado-9-tem-dia-d-da-vacinacao-conta-gripe/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original