Subsídio agrícola é ‘marco histórico’ para Jundiaí

Publicada em 08/05/2015 às 16:48

A reunião de 148 agricultores, neste sábado (9), para concluir o processo de recebimento de recursos do inédito Programa Municipal de Subsídio do Seguro Agrícola representa a construção de um mecanismo de reconhecimento da importância do setor rural para todo o município de Jundiaí, um dos cinco primeiros a adotar esse tipo de política no Brasil. A lei criando esse novo instrumento, de baixo impacto orçamentário mas grande efeito simbólico, foi promulgada pelo prefeito Pedro Bigardi em dezembro de 2014.

“Esse efeito não é apenas para os agricultores beneficiados, mas também pela sinalização para a comunidade de que a agricultura é importante para todos. Não só pelos alimentos, mas também pela água, pelo clima, pela paisagem, pela cultura e pela vida silvestre”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

LEIA TAMBÉM
Feria dos Países no Parque da Uva oferece opções no Dia das Mães
Sexta no Centro está de volta com Big Chico e Trio em Transe no dia 15

O evento será exclusivo para os agricultores, com recebimento de dados bancários dos 148 cadastrados neste ano em todos os bairros rurais a partir das 9H na sede da Associação Amigos do Traviú. A solenidade com autoridades deve ocorrer a partir das 11h e uma confraternização está prevista a seguir com a presença do violeiro Zé Luís Ernandes e grupo.

Evento sinaliza a importância da agricultura

Evento sinaliza a importância da agricultura

O subsídio municipal corresponde a 50% do custo do seguro ao produtor de uva (descontados outros subsídios estaduais ou federais) e vale para a safra 2014-2015 de forma retroativa. A expectativa é de que o número ainda possa crescer para o próximo ano e estudos serão feitos para incluir outras frutas no futuro.

Proximidade
O programa consolida um trabalho de aproximação com os agricultores de Jundiaí que ainda está sendo implementado. “Muitos produtores nunca tinham sequer entrado no Paço Municipal. Ainda temos que avançar mais, porque o setor tem muitos desafios. Mas avançamos”, afirma Brunholi.

Entre outros programas, ele cita o trabalho da área de agronegócio com o apoio de manejo de solo, de manejo foliar, de visitas técnicas e do embrião de compras da merenda escolar. Por outro lado, na área de turismo, também existe um trabalho de valorização das atrações rurais. E em algumas áreas, como na bacia do rio Jundiaí-Mirim, projetos-piloto estão sendo aplicados para a orientação ambiental e o custeio de reflorestamento em parcerias com o setor privado e ONGs.

“Desde o início de 2013 o prefeito Pedro Bigardi entendeu a importância de trabalharmos no apoio para a manutenção da atividade rural. A construção desse novo programa tem a ver com esse empenho conjunto e também da cooperação de diversos setores do poder público e da sociedade”, afirma.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/08/subsidio-agricola-e-marco-historico-para-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original