‘Dia D’: milhares de jundiaienses se imunizam contra a gripe

Publicada em 09/05/2015 às 17:12

Gripe? Há sete anos a aposentada Jurema Dagnoni, de 87 anos, não tem nenhum sintoma da doença. Segundo ela, isso é por conta da vacina que toma anualmente na rede municipal de saúde. E, neste sábado (9), assim como ela, milhares de munícipes aproveitaram o ‘Dia D’ da vacinação para a imunização.

LEIA TAMBÉM
Série de eventos marca mês da luta antimanicomial

Profissionais da Saúde vacinados, como o secretário Casarin

Profissionais da Saúde vacinados, como o secretário Casarin

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, acompanhou a ação nos postos de vacinação.
“Desde que passei a tomar a vacina, nunca mais tive gripe. Por isso, todo ano, faço questão. O atendimento é rápido e próximo à minha casa, comentou ela, que esteve no posto montado no Centro da Cidade, em frente à Casa da Cultura, na Rua Barão”, lembrou Jurema.

Quem também passou pelo local foi Ângela Santos Araújo, de 29 anos, grávida de seis meses, “É garantia de mais saúde tanto para mim quanto para o meu filho, que logo nasce”, comentou.” Além dela, aposentada Alaíde Manzan Carra, de 72 anos, marcou presença. “Para os idosos, uma gripe pode ser fatal. Por isso, participo anualmente das campanhas.”

A meta, de acordo com a Secretaria de Saúde, é atingir 80% dos grupos estimados de idosos (50.329), crianças de seis meses a 5 anos incompletos (21.488) e mulheres gestantes (4.102) e puérperas (até 45 dias após o parto – 674), formando um público alvo de 76.593 moradores. Além desses grupos principais, a campanha envolve portadores de doenças crônicas a partir de prescrição médica.

Milhares de pessoas estiveram nos postos

Milhares de pessoas estiveram nos postos

Campanha
Assim como no Centro, toda a rede de saúde ficou de portas abertas neste sábado para receber as pessoas. “A campanha prossegue até o dia 22 e, quem não participou do ‘Dia D’, pode ir até as unidades básicas de saúde do município”, explicou a enfermeira Lucia Maria Faria.

De acordo com ela, o posto de atendimento no Centro ficará disponível também até dia 22, das 8h30 às 11h30, sempre em frente à Casa da Cultura.

A enfermeira destaca que a vacinação é importante para prevenir formas mais graves da gripe. “Por isso, a orientação é para que todas as pessoas relacionadas como público-alvo compareçam às Unidades de Saúde.”

O secretário de Saúde, Luis Carlos Casarin, que, por ser profissional desta área, também foi vacinado neste sábado, explica os objetivos da ação. “Estamos buscando superar em 80% a cobertura da vacinação contra a gripe e, pelo movimento em nossos serviços de saúde e os resultados obtidos nas últimas campanhas, conseguiremos atingir essa meta. Com isso, podemos reduzir em até 75% óbitos causados pelas complicações decorrentes da gripe. Daí a importância da mobilização de toda a nossa cidade e satisfação ao ver o grande movimento em nossas unidades neste ‘Dia D’. Participe e previna-se. Jundiaí está empenhada nesta luta”

Luana Dias
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/09/dia-d-milhares-de-jundiaienses-se-imunizam-contra-a-gripe/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original