Lançamento de livro sobre Dalmo e Paulista emociona o público

Publicada em 11/05/2015 às 17:40

Emerson Cássio Gáspari, jundiaiense que atualmente mora em Ribeirão Preto, escolheu a cidade natal para lançar o quarto livro da série “Poetas da Bola – Futebol para Saudosistas”, que homenageia o Paulista Futebol Clube e ídolos como Dalmo Gaspar e Vagner Mancini. O evento foi realizado sábado (9), no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – ‘Solar do Barão’.

Secretário Cristiano Lopes e o escritor Emerson Gáspari

Secretário Cristiano Lopes e o escritor Emerson Gáspari

O secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, prestigiou o evento. “Rever momentos importantes para o futebol do interior com Mancini e Dalmo juntos leva adiante a história da própria cidade. Muitas pessoas, por exemplo, não tiveram a oportunidade de ver o Dalmo jogar e, com esse livro, terão como conhecer a história desse ídolo da nossa cidade”, disse.

Amante do Paulista tanto quanto Gáspari, Luís Carlos Piccolo, 65 anos, marcou presença no lançamento do livro que conta grandes feitos do time do coração. “O que eles chamam de saudosismo, para mim é história. Eu admiro e respeito as pessoas que resgatam a história e não deixam que ela se perca no tempo. Moro em Jundiaí desde meus 11 anos e o time entrou no meu coração, assim como a cidade, desde muito cedo”.

A família de Dalmo Gaspar também compareceu. Rosa Maria, viúva do ex-jogador, se emocionou com a homenagem. ”Eu vivi 52 anos com Dalmo, foi uma longa história que não se constrói da noite para o dia. Ele foi um grande homem e fico muito emocionada pelo Emerson ter lembrado dele e feito essa homenagem”, disse. Ela estava acompanhada dos dois filhos, Fábio e Ana Paula, da nora e dos três netos. Dalmo faleceu em fevereiro deste ano.

Como prometido, Gáspari veio a Jundiaí vestido com uma camiseta alusiva ao time dos sonhos do Paulista, escalado num esquema 3-4-3. Dalmo Gaspar é o capitão, Vagner Mancini o técnico e Hélio Maffia o preparador físico desta seleção.

No livro, o escritor ainda classifica as 100 melhores partidas em 100 anos. Destas, seis são do time jundiaiense desde 1920 até os 2 a 0 contra o Fluminense, na Copa do Brasil de 2005. Os exemplares ficaram à disposição do público durante a sessão de autógrafos.

O autor
Gáspari nasceu dia 15 de abril de 1968 e garante ser torcedor do Paulista desde os sete meses de vida. “Quando o Paulista subiu invicto para a Primeira Divisão, meus pais me levaram para a caravana do acesso. Torço para o time desde aquele dia.”

Aos 15 anos, a contragosto, o escritor se mudou para Ribeirão Preto, onde vive até hoje, mas nunca esqueceu a terra natal. “É o lugar que aprendi a amar o futebol e conheci grandes figuras do meio esportivo”, relatou.

Ele frequentou a faculdade de jornalismo até o último ano de curso, porém, não conseguiu concluir por questões financeiras. Como forma de exercer a função e falar sobre o que gosta, começou a colaborar com o jornal local Vila Tibério, informativo do bairro de mesmo nome em Ribeirão Preto. Escrevia crônicas saudosistas sobre o futebol do interior, assunto que agradou muito aos leitores do caderno.

Por conta disso, Gáspari reuniu em 2013 as crônicas futebolísticas e lançou o primeiro livro dia 23 de fevereiro. Foi um sucesso, inclusive com o prefácio escrito pelo jornalista esportivo Milton Neves. Surgia aí o “Poetas da Bola”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/11/lancamento-de-livro-sobre-dalmo-e-paulista-emociona-o-publico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original