Região da Vila Rio Branco debate o Plano de Segurança e Cidadania

Publicada em 19/05/2015 às 14:36

A 12ª audiência para discutir o Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania foi realizada na Vila Rio Branco, na noite dessa segunda-feira (18). Moradores, associações e comerciantes contribuíram com sugestões e melhorias para a região, que contempla o Jardim Marco Leite, Horto Florestal e Jardim Florestal.

Para o presidente da Associação de Moradores da Grande Rio Branco, Aguinaldo Tonelli, as audiências públicas são oportunas para debater um tema tão em evidência que é a segurança. “Pretendemos apresentar o que vimos para os integrantes da associação e para os moradores que participarem das nossas reuniões”, explica.

LEIA TAMBÉM
Alunos da Unip conhecem Plano de Segurança e Cidadania
Jardim Paulista mostra modelo de Vizinhança Solidária em audiência

Moradores conheceram o Plano de Segurança e Cidadania

Moradores conheceram o Plano de Segurança e Cidadania

Elton Iene, morador da Vila Rio Branco há 48 anos, elogiou a iniciativa. “Os moradores nunca foram ouvidos, temos que aproveitar essas oportunidades”, afirma. Ele pediu uma maior atenção para o bairro que é composto por idosos. “Uma base da Guarda Municipal, que realiza um excelente trabalho, já inibiria as ações de criminosos aqui”.

Os moradores do Jardim Paulista apresentaram o programa Vizinhança Solidária, que funciona naquela região desde outubro de 2014. “Como o programa é uma das metas do Plano de Segurança, pedimos para que os representantes do Jardim Paulista participassem das outras audiências divulgando a ação para mostrar que é possível a implantação”, diz José Carlos Pires, coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Essencial
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade. Para que os moradores possam ter maior participação nos encontros, o GGIM modificou as datas e as audiências serão às segundas e quartas-feiras.

Segundo José Carlos Pires, os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí. A próxima audiência será nesta quarta-feira (20), às 19h, na Emeb Vasco Antônio Venchiarutti, no Caxambu.

O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento em parceria com o Governo do Estado. Chamado de Muralha Virtual, o objetivo é de que as câmeras atendam não só Jundiaí, mas todas as cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).

Outra meta é a instalação da Delegacia da Polícia Federal em Jundiaí, assim como o Departamento de Polícia do Interior (Deinter) e o Comando de Policiamento do Interior (CPI), ambos da Polícia Militar.

Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal, regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/19/moradores-da-regiao-da-vila-rio-branco-debatem-o-plano-de-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original