Prefeitura abre inscrições para 11ª Olimpíada de Redação
Publicada em 22/05/2015 às 16:43Foi dada a largada para quem gosta de dar asas à imaginação e passar boas ideias para o papel. Na noite dessa quinta-feira (21) foi lançada a 11ª Olimpíada de Redação, realizada pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Biblioteca Pública Municipal “Professor Nelson Foot”.
CONFIRA AS FOTOS DO LANÇAMENTO
Dessa vez o desafio aos escritores tem o tema “O mistério da relação homem-natureza: domínio ou submissão?”. O prefeito Pedro Bigardi, presente à solenidade de lançamento, destacou a importância do projeto e do incentivo à leitura e escrita. “É uma ideia vitoriosa, que a cada ano apresenta um número maior de inscritos. Escrever é essencial. Faz pensar sobre a vida e o tema desse ano é ótimo para isso. É um universo amplo.”
LEIA TAMBÉM
Ronda Escolar leva segurança e tranquilidade a pais e alunos
Solar do Barão contempla a natureza na 13ª Semana de Museus
A expectativa neste ano é receber 3 mil inscrições até 30 de agosto, por meio do site da Prefeitura. O edital completo foi publicado na Imprensa Oficial de 17 de abril (ver páginas 25 e 26).
A diretora de fomento à leitura da Biblioteca, Leila Casote, comentou o sucesso do concurso. “A Olimpíada não é só importante para revelar escritores. Também serve para fomentar a leitura escrita no município”, comentou ela, destacando que o prefeito tem papel fundamental para que projetos do tipo tomem forma. “Ele (Pedro Bigardi) nos incentiva e fortalece esse tipo de discussão.”
Também marcou presença, representando a Diretoria Regional de Ensino, Rita de Cássia Araújo Faria. Ela destacou a relevância da proposta no cotidiano dos alunos da Rede Estadual de ensino. “Amplia horizontes e contribui de forma significativa para o desenvolvimento desses jovens. É uma parceria querida e gratificante.”
Já a coordenadora da comissão julgadora da Olimpíada, Mara Lígia Biancardi, leu para iniciar sua fala o poema “Filosofia de Vida”, de Cecília Meireles e comentou sobre o tema proposto nessa edição. Também participou do evento o diretor presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco.
Durante a solenidade, foram lançados e entregues livros os 60 escritores premiados na 10ª edição, que teve como tema “Comunicação – Dos sinais de fumaça à mídia. A evolução do homem como ser social”. Além disso, o Projeto Guri mostrou todo o seu talento aos presentes.
Cada escritor premiado recebeu um kit com 10 unidades para presentear familiares. Foram impressos 8 mil livros, que serão distribuídos gratuitamente aos interessados.
Participação
Nesse ano, ao todo, são cinco categorias: pré-mirim (de 6 a 7 anos), mirim (8 a 10 anos), infantil (11 a 14 anos), juvenil (15 a 17 anos) e adulto (acima de 18 anos). Cada categoria tem um subtema, que deverá ser desenvolvido a partir do tema central. Os textos deverão ter 4.080 caracteres, no máximo.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO
CONFIRA O ANDAMENTO DA SUA INSCRIÇÃO
Uma comissão julgadora, formada por sete membros especialistas na área de educação e literatura, selecionará 60 textos. Além de certificados e livros, serão distribuídos prêmios em dinheiro, que vão de R$ 2.440,81 para o primeiro colocado de cada categoria, a R$ 250,00 para o 12º classificado. A premiação será no dia 16 de outubro, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva).
Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
21/11/2024
Duas ações culturais gratuitas acontecem neste sábado (23) na Biblioteca Nelson Foot
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
14/11/2024
Agenda cultural tem programação gratuita para as crianças
Baixe as fotos desta notícia na resolução original