Agenda do ‘Urbanismo Caminhável’ tem atividades e workshops
Publicada em 25/05/2015 às 17:59De acordo com a equipe do projeto Urbanismo Caminhável, cuja base é um contêiner-oficina que permanece por três meses na praça Governador Pedro de Toledo (praça da Matriz), o trabalho ainda vai trazer convidados de outras experiências de intervenção e também está aberto a propostas da própria comunidade.
CONFIRA AS FOTOS DO URBANISMO CAMINHÁVEL
“Na verdade, precisamos ser criativos porque esse trabalho envolve uma mudança das pessoas antes de uma mudança na cidade”, comenta o especialista Lincoln Paiva, que também estuda a economia do carbono nessa relação com o cotidiano das pessoas e parceiro do projeto coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.
LEIA TAMBÉM
Expedições urbanas levam ‘olhar pedestre’ ao Centro
Jundiaí discute integralidade do ambiente neste sábado (30)
Quem não participou das expedições ainda pode acompanhar os levantamentos técnicos marcados para esta terça-feira (26), na segunda-feira (1) e na sexta-feira (5), a partir das 10h, com saída no contêiner-oficina na praça da Matriz.
Workshop com o Arte Fora do Museu
Na próxima segunda-feira (1º), a partir das 14h, ocorre um workshop com o coletivo Arte Fora do Museu, que visitou a base do projeto para explicar o tema e divulgar convite a grupos, entidades e moradores interessados.
“Nosso trabalho é basicamente o mapeamento colaborativo da arte, muito presente em um centro histórico, com sua arquitetura, monumentos, fachadas, intervenções e pontos culturais. Como é uma ferramenta georreferenciada, vamos mostrar como é simples participar”, explicou Felipe Lavignatti, que, com André Deak, tratou do evento com o consultor Lincoln Paiva e com o secretário da Cultura, Tércio Marinho, que também visitou o projeto.
Além do primeiro teste, que pode ser replicado em um fim de semana, o coletivo deve trazer a Jundiaí também outro workshop sobre o chamado mapa afetivo, que acumula memórias de pessoas sobre um mesmo local, como o Cine Marabá, lembrado por Lavignatti entre suas memórias de infância.
Agendamento de atividades
O projeto também está recebendo propostas da comunidade, que podem ser sugeridas por moradores, entidades ou coletivos, para atividades relacionadas com a proposta geral do Urbanismo Caminhável. O contato pode ser feito diretamente no contêiner-oficina ou pelo email urbanismocaminhavel@jundiai.sp.gov.br.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original