André Mehmari é convidado da Orquestra no sábado (30)

Publicada em 28/05/2015 às 14:55
Pianista André Mehmari é o solista convidado

Pianista André Mehmari é o solista convidado

O pianista, arranjador, compositor e multiinstrumentista André Mehmari é o convidado especial da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) no segundo espetáculo da Temporada 2015, que está marcado para este sábado (30), no Teatro Polytheama. Este será o último concerto de Mehmari no Brasil antes de sua turnê pela Europa e pelos Estados Unidos. “Irei me apresentar na Áustria, Holanda, Suíça e EUA”, conta o pianista.

Músico de destaque no cenário nacional e internacional, Mehmari é autor de composições e arranjos para algumas das formações orquestrais e câmera mais expressivas do País, como Osesp, Quinteto VIlla-Lobos, OSB, Quarteto de Cordas da Cidade de SP, entre outros. Como instrumentista, já atuou em importantes festivais brasileiros como Chivas, Heineken, Tim Festival e no exterior, como Spoleto USA e Blue Note Tokyo. A discografia do jovem músico já reúne oito cds solo, além de participações em numerosos projetos.

LEIA TAMBÉM
Banda São João recepciona público no Fórum do Plano Diretor
Galeria Fernanda Perracini recebe exposição ‘Corpus in Chronus’
Oficina de contação de histórias começa em junho na Pinacoteca

Sob regência da maestrina Claudia Feres, a OMJ tem conquistado grande destaque. Neste ano, recebeu o convite para se apresentar no Festival de Inverno de Campos do Jordão, considerado um dos maiores eventos evento de música erudita da América Latina.

Confira a programação co concerto

Confira a programação do concerto

Para Claudia, a vinda de André Mehmari é uma enorme contribuição para a Orquestra e para o público. “Ele é um dos mais importantes compositores e arranjadores brasileiros, com uma vasta obra que transita nos meios populares e eruditos”, afirma.

Mehmari diz estar feliz por tocar em Jundiaí. “Esta será minha primeira apresentação na cidade. Fico feliz com a oportunidade, ainda mais sabendo que tantos músicos de destaque no País são nascidos em Jundiaí, como Fabio Cury e Fábio Zanon.”

Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, a consolidação da OMJ é o que tem atraído grandes nomes para a nova temporada. “A Orquestra é um orgulho imenso para a cidade. Não estamos trazendo músicos famosos somente para elevar o nome da orquestra. É justamente pelo fato de ela ser tão precisa e atuar com excelência que esses grandes nomes tem aceitado o convite”, afirma.

Provocando a curiosidade
Neste sábado (30), a OMJ vai apresentar a “Shostakovichiana” e o “Ballo”, ambos de autoria de André Mehmari, com o pianista ao cravo. “A Shostakovichiana é trabalhada sobre obras do compositor Russo Shostakovich e o ‘Ballo’ sobre ‘Il Ballo delle Ingrate’, de Monteverdi, compositor do século 16”, explica Claudia Feres. Ainda no programa, a OMJ fará o Capriol, de Peter Warnock, baseado em danças antigas.

Sobre a nova temporada, a regente diz que o trabalho tem sido prazeroso e desafiador para o público e para os músicos, e que a regularidade e divulgação dos concertos deve atrair uma plateia cada vez maior e mais diversificada.

Cladia Feres ressalta ainda que um dos objetivos da OMJ é mostrar para Jundiaí o que está acontecendo no circuito mundial da música erudita. “Queremos trazer novidades e provocar a curiosidade do público, como no concerto de sábado em que haverá sonoridades conhecidas com novas roupagens.”

Agenda
A temporada 2015 conta com oito concertos no Teatro Polytheama e um em Campos do Jordão. Com entrada franca, a retirada dos ingressos é feita no dia das apresentações, a partir das 14h.

Os próximos concertos serão realizados nos dias 20 de junho, 29 de agosto e 27 de setembro, sempre a partir das 20h30.

Orquestra Municipal apresenta concerto neste sábado (30) no Polytheama

Orquestra Municipal apresenta concerto neste sábado (30) no Polytheama

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/28/pianista-andre-mehmari-e-o-convidado-da-orquestra-municipal-neste-sabado-30/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original