Região do Corrupira debate Plano de Segurança e Cidadania
Publicada em 28/05/2015 às 17:28Moradores da região do Corrupira debateram o Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania em audiência na noite dessa quarta-feira (27), na Emeb Profª Maria Angélica Lorençon. Eles conheceram os 10 desafios e as 35 metas previstas no Plano e deram sugestões e contribuições, que agora serão avaliadas e podem ser inseridas na proposta.
Técnico de projeto, Leandro Donizete Fontana mora há oito meses no bairro e fez questão de participar da audiência. Para ele, uma das expectativas é de que as ações sejam colocadas em prática o mais breve possível. “Esse modelo de administração, como está sendo feito pela Prefeitura de Jundiaí, deveria servir de exemplo para outros municípios, porque é muito importante ouvir quem realmente vivencia a realidade de cada bairro”, disse.
LEIA TAMBÉM
Aglomeração cobra monitoramento do Governo do Estado
GM de Jundiaí participa de Fórum de Tecnologia no Rio de Janeiro
Plano de Segurança e Cidadania é debatido na região do Engordadouro
Integrante da comissão da Associação de Moradores do Loteamento Santa Rosa, no Corrupira, Adão Ferreira Coutinho comemorou a oportunidade de ter um contato mais direto com a administração. “As nossas reivindicações nunca foram ouvidas antes”, destacou.
Participaram das discussões representantes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, Conseg e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Marcelo Gastaldo.
Essencial
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade. Para que os moradores possam ter maior participação nos encontros, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) modificou as datas e as audiências serão às segundas e quartas-feiras.
Segundo José Carlos Pires, coordenador-executivo do GGIM, os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí.
O próximo encontro será na segunda-feira (1), às 19h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Jundiaí. A audiência pública será na quarta-feira (3), às 19h, na Emeb Profª Judith Almeida Curado Arruda, no Cidade Nova 1.
O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento em parceria com o Governo do Estado. Chamado de Muralha Virtual, o objetivo é de que as câmeras atendam não só Jundiaí, mas todas as cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).
Outra meta é a instalação da Delegacia da Polícia Federal em Jundiaí, assim como o Departamento de Polícia do Interior (Deinter) e o Comando de Policiamento do Interior (CPI), ambos da Polícia Militar.
Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal, regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.
Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
- 
				 23/10/2025 
				
					 Jundiaí fortalece integração regional e propõe criação de Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Jundiaí fortalece integração regional e propõe criação de Gabinete de Gestão Integrada da Segurança
- 
				 19/03/2025 
				
					 Prefeitura de Jundiaí promove reunião do GGIM para reforçar estratégias de segurança e assistência social Prefeitura de Jundiaí promove reunião do GGIM para reforçar estratégias de segurança e assistência social
- 
				 18/02/2025 
				
					 Prefeitura de Jundiaí retoma Gabinete de Gestão Integrada Municipal Prefeitura de Jundiaí retoma Gabinete de Gestão Integrada Municipal
- 
				 12/03/2024 
				
					 Gabinete de Gestão Integrada reforça ações para Segurança Pública em Jundiaí Gabinete de Gestão Integrada reforça ações para Segurança Pública em Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original


