‘Este Plano Diretor é o mais participativo da história’
Publicada em 30/05/2015 às 15:05Com o auditório do câmpus do Centro Universitário Padre Anchieta lotado, o prefeito Pedro Bigardi abriu o 1º Fórum do Plano Diretor Participativo, na manhã deste sábado (30). Com a participação da população, o objetivo é buscar a visão dos moradores e técnicos da cidade na proposta do governo sobre o futuro do crescimento do município.
“Nunca tivemos um Plano Diretor debatido tão amplamente, é o mais participativo da história da cidade. Sem dúvidas esse novo processo vai trazer riqueza e maior representatividade da sociedade”, disse Pedro Bigardi, ao destacar que além da participação da população, o conteúdo discutido tem muita qualidade técnica.
O prefeito ainda afirmou que não se pode esquecer de algumas premissas ao debater o Plano Diretor de Jundiaí e citou a localização geográfica do município, a carência de recursos hídricos, a preservação ambiental com a Serra do Japi e os mananciais localizados na região agrícola. Por fim, destacou os patrimônios culturais e históricos de Jundiaí. “Mais do que preservar é resgatar a relação afetiva com a cidade, com a sua história.”
LEIA TAMBÉM
Conferência discute segurança alimentar de Jundiaí
Loteamentos regularizados fazem doação de áreas verdes
Segundo a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, o fórum é o momento de apresentação do diagnóstico formado pelas leituras técnicas, jurídica e comunitária, formada pela contribuição de mais de 8 mil pessoas desde a primeira fase em 2014. “A coparticipação é a melhor forma de transformar cidades em realidades. É muito gratificante ver as pessoas que estão conosco desde 2014 participando das oficinas e outras que estão chegando agora, porque essa lei passa a ser um instrumento de entendimento da população de maneira simples”, disse.
O vice-prefeito Durval Orlato falou sobre uma grande inovação. “É um passo significativo ter a participação da sociedade na construção da nossa cidade e com isso o Plano Diretor se torna mais consistente. Sem dúvidas vai ser o melhor, porque todos puderam dar a sua contribuição”.
Marco
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Marilena Negro disse que este Plano Diretor Participativo é um marco para a história de Jundiaí. “Essa nova relação coletiva rompe tradições e se torna um pacto social que, daqui para frente, só tende a crescer.”
O arquiteto e vice-presidente do Conselho do Plano Diretor, Nivaldo Callegari, diz que há mais de 30 anos participa de discussões sobre a lei. “Mas nunca vi um sistema dessa magnitude, empenhando a população para participar e dar opinião”, disse.
Os participantes foram recepcionados com a apresentação da tradicional Banda São João Batista.
Participaram da solenidade de abertura os secretários: de Gestão de Pessoas, Mary Fornari; de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite; de Cultura, Tércio Marinho; de Obras, José Roberto Aprillanti Junior; de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi; de Negócios Jurídicos, Edson Aparecido Rocha; de Administração e Gestão, Dênis Crupe; o presidente do Iprejun, Eudes Urbano; o diretor-presidente da Cijun, Gilberto Novaes; o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco; o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; o coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires; o superintendente da TVE, Thiago Godinho; o diretor da Esef, Paulo Lemos; o ouvidor Eginaldo Honório; as titulares da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori e da Coordenadoria da Mulher, Marilza Campos.
Programação
O diagnóstico foi apresentado na parte da manhã. No período da tarde foi a vez do trabalho em grupos para apontar as primeiras contribuições destinadas aos eixos estratégicos indicados pelas leituras comunitária e técnica.
Os participantes também terão um prazo de duas semanas para enviar novas propostas ao processo que será definido em um segundo fórum.
Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
28/12/2024
Hospital São Vicente tem 100% dos quartos das enfermarias reformados pelo projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
10/05/2024
Prefeito destaca economia forte de Jundiaí na abertura da Feira de Panificação
Baixe as fotos desta notícia na resolução original