Educação socioambiental é tema de debate no Complexo Argos

Publicada em 02/06/2015 às 16:17

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, nesta terça-feira (2), a mesa redonda “Educação Socioambiental para o Exercício da Cidadania”, no auditório Elis Regina, no Complexo Argos. Em torno de 100 pessoas participaram.

LEIA TAMBÉM
Estudantes plantam árvores em mineradora
Conferência discute segurança alimentar de Jundiaí

Secretário de Educação, José Renato Polli, fala durante abertura do evento

Secretário de Educação, José Renato Polli, fala durante abertura do evento

É mais um evento dentro do Programa de Educação Ambiental, além de integrar o Papo Escola Pedagógico. Trata-se de um projeto de formação especial lançado em 2013. Não temos como discutir educação sem abordar a temática ambiental, sem conscientizar sobre o meio ambiente e a vida”, informou o secretário de Educação, José Renato Polli, durante a abertura do evento.

Foram convidados para falar a bióloga e especialista em educação ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), Renata Ferraz de Toledo, o biólogo do Centro Universitário Padre Anchieta e doutor em educação, Wanderley Carvalho, e o sociólogo, jornalista e escritor José Arnaldo de Oliveira.

Enquanto Renata destacou os caminhos para que a educação ambiental contribua com a cidadania, ressaltando a importância da mobilização social e utilizando como exemplo um projeto desenvolvido em uma escola de São Paulo, Carvalho levou para o debate a questão da relação afetiva com o ambiente e com os semelhantes. Já o jornalista José Arnaldo abordou o que é chamado de “agrosociobiodiversidade”, enfocando a importância da diversidade de alimentos.

“Sem dúvidas, este encontro é importante. A questão ambiental é uma urgência e estamos discutindo com educadores que são aqueles que têm a função de levar o conhecimento. Estamos ajudando a prepará-los”, completou Carvalho.

Programação
Dando continuidade à programação, nesta quarta-feira (3), das 8h às 11h e das 14h às 17h, a Secretaria de Educação promove encontro para a socialização de experiências dos projetos de educação ambiental desenvolvido pelas escolas da rede municipal. Ao todo 15, iniciativas serão apresentadas.

Também serão desenvolvidas oficinas no Centro de Referência em Educação Ambiental (Cream), Jardim Botânico e na Associação Mata Ciliar, durante o dia todo.

Roberta de Sá
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/02/educacao-socioambiental-e-tema-de-debate-no-complexo-argos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original