Trançando: para Jaqueline, tudo começou como tradição de família

Publicada em 10/06/2015 às 16:05

O Brasil é um País de grande variedade cultural e Jundiaí se preocupa em valorizá-la. Por isso, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir), em parceria com a Secretaria de Cultura, organiza o Trançando Arte Brasil, encontro Nacional de Trançadeiras, já em sua 6ª edição. A cada ano, novas experiências e ideias são compartilhadas, como o que a jundiaiense Jaqueline Cristina Félix dos Santos, 30 anos, faz toda vez que vai ao encontro.

Ainda quando criança, Jaqueline teve tranças em seus cabelos. Sua mãe a arrumava e ela ia à escola. Como tradição de família, com o passar dos anos, ela se aproximou dessa arte. “Aprendi com minha mãe e admiro cada vez mais”, explica.

MAIS TRANÇANDO ARTE
Com as tranças, a vida de Juliana prospera
Trançando: de hobby a atividade profissional de Sílvia

Jaqueline estará no Trançando Arte, no domingo (14)

Jaqueline estará no Trançando Arte, no domingo (14)

Por longo tempo, apenas observava, no entanto, a partir dos 21 anos, começou a trançar os cabelos das primas e da mãe. “Não tinha ainda segurança, então pedia para minha mãe me ensinar. Se não ficasse bom, ela mesma refazia e eu aprendia o certo”.

Seis anos depois, fez cursos para se aperfeiçoar e também participou de feiras voltadas para aprendizagem de tranças. Apenas em 2013, Jaqueline passou a enxergar seu trabalho como profissão, trançando em casa e como freelancer.

Este ano é a terceira vez que participará do Trançando Arte Brasil. “É importante um encontro como este, porque traz conhecimento e trocamos experiências, valoriza nossa cultura e ajuda com a minha clientela que aumenta, porque divulga os trabalhos. Hoje as pessoas passaram a aceitar mais as tranças.”

O Encontro Nacional de Trançadeiras será neste domingo (14), a partir das 13h, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva). “Nutrir, entusiasmar e dar visibilidade ao trabalho das trançadeiras, além de promover o ingresso da cultura afro-brasileira na cidade, são alguns dos objetivos do evento”, ponderou a coordenadora da Cepppir, Valéria Fonseca.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/10/trancando-arte-para-jaqueline-tudo-comecou-como-tradicao-de-familia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original