Limpeza do Rio Jundiaí-Mirim no domingo (14) tem apoio da Prefeitura

Publicada em 12/06/2015 às 15:24

Com uma iniciativa educativa que usa águas límpidas para mostrar como quase todo o lixo atirado nas ruas acaba poluindo os riachos e os rios, o evento “Limpeza do Rio Jundiaí-Mirim” está marcado para este domingo (14). A participação é aberta aos interessados e não é preciso se molhar para colaborar com o evento, pois um grupo segue pela água (rasa) e outro complementa o trabalho em terra firme, pelas margens do rio que abastece a cidade.

A ação é organizada desde o ano 2000 pela família Keller. Para Lilian Notomi, a Lica, uma das coordenadoras ao lado de Alvanir de Oliveira, o Jornada, esse objetivo educativo sempre foi o foco principal do evento realizado sempre perto da principal data ambiental do ano, festejando também o lado o lado afetivo de famílias que vivem perto desse rio há quase 100 anos.

LEIA TAMBÉM
Alemães se encantam com a Serra do Japi
Estão abertas inscrições para Conselho do Meio Ambiente
Marcenaria Urbana tem oficina neste sábado (13) no Centro
Prefeitura amplia certidões ambientais para lotes regularizados
Oficina do Urbanismo Caminhável mostra como estudar a vida pública

Atividade será realizada neste domingo (14)

Atividade será realizada neste domingo (14)

O apoio da Prefeitura de Jundiaí envolve detalhes como um barco de alumínio cedido pela DAE e um caminhão de retirada de resíduos cedido pela Secretaria de Serviços Públicos. De acordo com a avaliação da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, as ações da comunidade são essenciais para um mundo mais sustentável. “É uma ação simbólica, mas que tem muita importância nestes tempos de crise hídrica por exemplo”, afirma o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Júnior.

O evento organizado pela Jornada Sub Escola de Mergulho conta também com o apoio de Naui Green Driver, Rotary Jundiaí Sul, Santa Ângela, Boa, Colégio Criarte, Grupo Escoteiro Curuquim, Varal Coisa e Tal, Reciclo Eletrônica, Contart Contabilidade e Foto Visão.

O rio
Principal manancial de água da cidade, a bacia do rio Jundiaí Mirim tem nascentes em áreas dos municípios de Jarinu e de Campo Limpo Paulista antes de ser formada por riachos e córregos de bairros rurais das regiões leste e norte da cidade. O evento funciona também como um manifesto pela conservação da natureza nessa bacia hídrica.

Mas quem pensa que essa condição garante a limpeza total das águas está enganado. A cada ano, com variações, uma caçamba de lixo de diversos tipos é retirada do rio. O motivo é, como apontado pelos organizadores, a falta de consciência das pessoas de que o lixo atirado nas ruas, terrenos baldios e em qualquer área acaba seguindo mesmo que parcialmente para as águas. Nesse sentido, o evento é uma aula ao ar livre.

Para colaborar com a iniciativa, o ponto de encontro será às 8h na altura do número 2.650 da avenida Humberto Cereser, no Caxambu. As inscrições prévias podem ser feitas pelo telefone (11) 4586-5051 ou pelo e-mail: jornadasub@jornadasub.com.br.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/12/limpeza-do-rio-jundiai-mirim-tem-apoio-da-prefeitura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original