Moradores da Nova Esperança realizam sonho de matrícula

Publicada em 13/06/2015 às 21:17

Um grupo de 102 casas e um centro comunitário passaram a ser definitivamente regularizados a partir deste sábado (13), na Vila Nova Esperança, com a entrega de 27 contratos de compra e venda para registro em cartório e outros 75 matrículas individualizadas para ser encaminhadas após a quitação dos termos de permissão de uso pelos moradores desse conjunto habitacional. A cerimônia, que teve até capoeira no encerramento, foi marcada pela defesa da autonomia dos cidadãos sobre suas propriedades dentro das normas urbanas.

CONFIRA AS FOTOS

“Este processo é uma mudança de postura. Antes, os moradores ficavam amarrados ao governo e precisavam ter sua liberdade. Este local, assim como outros em que estamos trabalhando, era parte dos pontos de preocupação da década de 1990, com pessoas, como o padre Paulo André Labrousse, então na Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), ou do Norberto Savietto, da Edna e de tanta gente daqui também”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi ao solicitar que as moradoras Antonieta Santos Alves e Margarida Miranda Carelli representassem a comunidade a seu lado.

CONFIRA AS FOTOS DO PREFEITURA EM AÇÃO NA REGIÃO SUL

MAIS PREFEITURA EM AÇÃO
Moradores recebem matrícula definitiva de casas na Vila Maringá
Prefeitura inaugura Centro Esportivo Irmã Irene, na Vila Comercial

O prefeito chamou lideranças como dona Antonieta e dona Margarida para lembrarem a história de lutas

O prefeito chamou lideranças como dona Antonieta e dona Margarida para lembrarem a história de lutas

Em evento acompanhado por secretários, como: chefe de Gabinete, Alan Piccolo; de Educação, José Renato Polli; de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; Relações Institucionais, Liráucio Tarini Júnior; Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti; o superintendente da Fumas, Waldemar Foelkel; o centro comunitário do bairro recebeu grande número de pessoas e também um encerramento levado pela entidade Iê Aruandê, da rede Capoeira Brasil, que desenvolve atividades educativas.

Para Daniela, a orientação desde 2013 tem sido a prioridade para as questões fundiárias, potencializando ações como da Fumas. Confirmando o cenário, Foelkel destacou a importância da ação participativa que vem sendo orientada para o novo Plano Diretor Participativo em andamento.

“A luta foi grande, mas a vitória foi certa. O reconhecimento dos direitos de toda a população, incluindo a baixa renda, pelos governantes é um passo importante para a cidadania”, afirmou Antonieta dos Santos Alves, que identifica uma história de mais de trinta anos nesse processo.

A ação fez parte do programa Prefeitura em Ação, que nos últimos dias priorizou iniciativas em andamento na zona sul de Jundiaí.

Espera
A Vila Nova Esperança foi urbanizada a partir de uma lei municipal 4.812, de 1996, alterando a destinação da área e depois, a partir de recursos da Caixa Econômica Federal obtidos dentro do programa “Pró-Moradia” com empréstimo e repasse de recursos, com obras concluídas em 1999. Passados 16 anos, a Prefeitura de Jundiaí tomou a iniciativa necessária para registros em cartório por essas famílias.

Moradores lotaram o centro comunitário da Vila Esperança

Moradores lotaram o centro comunitário da Vila Esperança

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/13/na-vila-nova-esperanca-moradores-realizam-sonho-da-matricula-definitiva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original