Crianças participam de oficina com gaitista José Staneck

Publicada em 19/06/2015 às 15:15

Crianças do bairro São Camilo animaram a manhã fria desta sexta-feira (19) com o som envolvente de gaitas. Solista convidado da Orquesta Municipal, o gaitista José Staneck levou à Associação Pio Lanteri sua costumeira oficina de gaita que atinge o público infantil das cidades que visita. O músico se apresenta neste sábado (20), às 20h30, com a Orquestra, no Teatro Polytheama. A entrada é gratuita.

Participaram da oficina 10 alunas, que ganharam um kit composto por uma gaita e um panfleto didático. A canção ministrada para o aprendizado foi a famosa melodia das festas juninas, “Cai-cai balão”, do compositor Assis Valente. Também foram abordados os tópicos história do instrumento, higiene de preservação e técnicas simples de uso.

LEIA TAMBÉM
Cultura promove curso de capacitação para servidores
Oficina de teatro para idosos no Retiro termina com sarau
Polytheama recebe João Carlos Martins em apresentação gratuita

Staneck doou gaitas para as alunas que prestigiaram a aula

Staneck doou gaitas para as alunas que prestigiaram a aula

Thailaine, de 12 anos, que já toca violoncelo pela Associação Pio Lanteri, aproveitou para aprender um novo instrumento. Dedicada, se destacou como uma das melhores da turma. “Foi a primeira vez que peguei em uma gaita, estou gostando ”, comentou a menina tímida, logo após tocar o embalo de “São João”.

O músico salientou o objetivo da oficina: “Vim para musicalizar. A gaita é um instrumento pouco usado para este fim, uma pena pois ela desperta um interesse especial em quem a ouve. É um instrumento bem próximo da realidade das pessoas”. E completou, ao falar sobre sua didática. “Eu trago um lado mais lúdico, pois a gaita é um instrumento em que se faz som rapidamente e isso estimula o processo de aprendizado.”

Parceria
A oficina foi uma sugestão do músico à Secretaria de Cultura, que abraçou a ideia e preparou um local estratégico ao ensino. Eliane Silva Pinto, diretora da Ação Comunitária, disse que o artista apresentou a ideia para a Diretoria de Teatros, que em seguida a procurou. “E logo pensamos na Associação Pio Lanteri, pois é nossa parceira desde o começo das atividades com a Comissão Popular de Cultura no São Camilo.”

A diretora de Teatros, Heloísa Oliveira, destacou a importância de se promover a oficina junto ao solista convidado da Orquestra. “Acredito que esta iniciativa vem ao encontro da proposta de fazer a população conhecer a orquestra, não apenas indo ao concerto no teatro, mas sendo alcançadas onde estão, para levar a música a suas respectivas realidades.”

Sobre a expectativa da apresentação deste sábado (20), o gaitista ressaltou. “Espero que tenhamos um bom público e que possamos nos emocionar juntos”. Completou elogiando a orquestra, denotando apreço pela qualidade oferecida na parceria. “A orquestra de Jundiaí faz um ótimo trabalho, nosso ensaio já parecia uma apresentação!”

O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes do espetáculo na bilheteria do teatro. Mais informações pelos telefones (11) 4586–2472 ou 4522-0770.

A oficina foi proposta pelo próprio músico

A oficina foi proposta pelo próprio músico

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/19/criancas-participam-de-oficina-com-gaitista-jose-staneck-no-sao-camilo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original