Testes com leira avançam no processo de compostagem
Publicada em 22/06/2015 às 16:13Após 21 dias de período para compostagem do material orgânico que está sendo tratado no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), a leira, equipamento alemão em teste, foi aberta nesta segunda-feira (22) para que o composto fosse novamente misturado. O processo é chamado de revolvimento.
A ideia, segundo o secretário de Serviços Públicos Aguinaldo Leite, foi avaliar como está o processo e fazer uma mistura homogênea. “Notamos que seria necessário adicionar mais água e material orgânico para aumentar a produção de nitrogênio. As bactérias precisam desse elemento para que o composto produzido seja de qualidade.”
LEIA TAMBÉM
Conselho da Cidade recebe análise de governo
‘Escadão’ é alvo de plano de manejo ambiental
Prefeitura em Ação: pavimentação e novo parque no Jardim do Lago
A leira, tecnologia da empresa UTV, será reaberta novamente em 14 dias, quando haverá novo revolvimento. E no prazo total de 30 dias haverá a abertura final, quando o composto será peneirado e depois levado para análises laboratoriais.
De acordo com o secretário, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo irá indicar agricultores que farão o teste desse adubo, depois que a qualidade for comprovada, em plantações.
Contêiner
Também está sendo testado no Geresol um contêiner, que já está fazendo compostagem de matéria mista. O resultado será um Combustível Derivado de Resíduos (CDR). A tecnologia também é alemã, da empresa GFA.
“São dois processos diferentes, que podem tratar as mesmas frações. Cada um é eficiente à sua maneira. Estamos felizes em poder realizar esses testes e ao mesmo tempo aprender ainda mais sobre o tratamento dos resíduos”, comentou Aguinaldo.
Ambos estão sendo testados dentro do projeto I-Nopa.
Luana Dias
Fotos: Cleber de Almeida
-
04/06/2024
Oficina no Fab Lab com foco em sustentabilidade tem inscrições gratuitas para servidores e estudantes
-
10/04/2024
Servidores municipais conhecem as instalações do Geresol
-
08/04/2024
Em Jundiaí, Cidade das Crianças, descarte correto do lixo entra em pauta desde cedo
-
07/09/2023
Prefeitura coleta mais de 1 tonelada de lixo eletrônico em 2023
Baixe as fotos desta notícia na resolução original