Serviços Públicos testa sistema para coleta de lixo hospitalar

Publicada em 24/06/2015 às 17:45

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, apresentou, nesta quarta-feira (24), o projeto piloto do sistema “Coletas On-Line – Hospitalar” à doutora e conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e professora da Universidade de São Paulo (USP), Mary Caroline Skelton Macedo.

O sistema já está sendo testado em Jundiaí e traz mais controle do resíduo coletado em clínicas de saúde, veterinários, salões de beleza, unidades de saúde, hospitais, consultórios em geral, entre outros. Além disso, possibilita ao gerador do lixo hospitalar um certificado de destinação correta dos itens. “Este é um programa semelhante ao usado no trabalho de controle das caçambas do município, que já está operando. A ideia é identificar esse resíduo e ter um controle total dele, até a destinação final, já que o modelo possibilita o rastreamento”, esclareceu o secretário.

LEIA TAMBÉM
Prefeito anuncia reforma e PM na Praça dos Andradas
Testes com leira avançam no processo de compostagem

Aguinaldo apresentou sistema de coleta de resíduo hospitalar em testes

Aguinaldo apresentou sistema de coleta de resíduo hospitalar em testes

Os estabelecimentos cadastrados pela Prefeitura estão recebendo lacres com números de série, que passam por uma leitura ao serem recolhidos. “Assim sabemos quem foi o gerador e quanto, por exemplo, cada clínica gera na cidade. Além disso, caso alguma irregularidade seja constatada, o estabelecimento pode ser responsabilizado.”

De acordo com o secretário, o monitoramento é em tempo real. “É um processo simples, mas com muita tecnologia, que garante a efetividade do que foi recolhido, se chegou no destino final, quem gerou, o que gerou e a separação adequada.”

Aguinaldo explicou que mensalmente são 58 toneladas desse resíduo na cidade, sendo 50 toneladas de lixo hospitalar e oito de animais mortos. São 791 pontos de coleta e o trabalho é feito por três veículos.

Mary Caroline elogiou a proposta apresentada pelo secretário. “Estou muito feliz em saber que há pessoas se preocupando com essa questão, tão séria e importante. A ideia responde às necessidades atuais, de descartar esse resíduo com segurança, além disso mostra ao gerador o destino final de tudo o que é produzido por ele.”

Ela frisou ainda que vai levar as ideias apresentadas por Aguinaldo ao secretário de Serviços Públicos da cidade de São Paulo, Simão Pedro, com quem tem reunião em breve. “Há muita coisa a ser repensada e os profissionais da saúde podem colaborar. E esse processo todo começa pela coleta. Repensar esse sistema é inteligente e mais produtivo.”

Também participaram do encontro o diretor de Limpeza Pública, Lucas Aparecido Rodrigues, e o engenheiro ambiental, Marcos Almeida, da empresa CSJ Sistemas responsável pelo “Coletas”.

Luana Dias
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/24/servicos-publicos-testa-sistema-para-coleta-de-lixo-hospitalar/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original