Jogos Regionais: Jundiaí prepara alimentação especial para atletas

Publicada em 25/06/2015 às 18:35

Se depender do cardápio, os Jogos Regionais de 2015 serão um prato cheio para que Jundiaí comprove o status de potência do esporte. Os atletas, que defenderão a cidade em 43 modalidades a partir de 1 de julho, receberão durante os 11 dias de disputas uma alimentação balanceada, rica em proteínas e carboidratos. O cardápio foi anunciado pela coordenadora de alimentação da equipe de Jundiaí, Solange de Barros.

A programação prevê quatro refeições diárias para 660 atletas, técnicos e administradores que ficarão alojados na Escola Estadual Professor Adoniro Ladeira, na Vila Hortolândia. O café da manhã será servido das 6h às 8h30 e o almoço, das 11h às 13h. O jantar sai entre 18h30 e 19h30 e, antes de ir para cama, os competidores ainda terão o café noturno, das 21h às 22h.

LEIA TAMBÉM
Jogos Regionais: atletas do tênis recebem uniformes
Tocha dos 59º Jogos Regionais é entregue ao Prefeito
Jogos Regionais: cancha de bocha recebe piso emborrachado

No refeitório de Jundiaí, 660 pessoas farão quatro alimentações por dia

No refeitório de Jundiaí, 660 pessoas farão quatro alimentações por dia

Para atender a demanda, 15 profissionais que esbajam talento na cozinha se dedicarão ao preparo das refeições. Arroz, feijão, massas, carnes, legumes e frutas formam a base do cardápio. “Temos uma variedade grande para que agrade toda a delegação”, diz Solange, que garante ter um plano B caso apareça imprevistos. “Raramente acontece, mas estamos preparados. Para uma atleta vegetariano ou com rejeição a qualquer alimento, por exemplo, nós temos como oferecer uma opção que lhe agrade”, comenta.

Solange sustenta que o cardápio é preparado com base em sua experiência em Jogos Regionais. “Já são nove edições, o que traz a segurança de acertar a melhor opção de alimentos para a delegação. Mesmo assim, caso haja uma dúvida, peço ajuda a uma nutricionista”, conta.

A variedade e organização do cardápio impressionam. Logo no primeiro dia, os atletas de Jundiaí terão no almoço arroz branco, feijão, macarrão, bife à milanesa, couve refogada, salada de alface e tomate e suco de caju. E tem sobremesa: para começar, doce de pêssego em caldas com creme de leite. No jantar, exceção do arroz e feijão, o menu muda radicalmente. Filé de frango grelhado, purê de batata, salada de berinjela e rúcula, suco e abacaxi e o tradicional doce da Tia estarão à disposição da equipe.

O cardápio diversificado preenche a exigência necessária para o bom desempenho dos atletas dentro das quadras, pistas e gramados. O menu recheado tem, por exemplo, lagarto ao molho madeira, filé de peixe ao forno, bife à caçarola, rocambole de carne, lasanha, escondidinho de frango, entre outras opções. O café dos atletas de Jundiaí também será de primeira linha, servido pela manhã e à noite. Leite, café, chocolate, suco, muçarela, bolos, geleias, entre outros. Solange lembra que embora haja horário estipulado para que as refeições sejam servidas, responsáveis pela cozinha do alojamento de Jundiaí abrirão exceções de acordo com o horário das competições.

Só elogios
A pivô Gabriela Celine da Silva, 29 anos, um dos destaques da equipe feminina de handebol de Jundiaí, tem motivos de sobra para elogiar a preocupação que Jundiaí tem com a alimentação dos atletas. Gabi, que foi rainha do Carnaval de 2014, defende o handebol da cidade desde 9 anos de idade. “Desde pequena tenho rejeição à lactose. Sou alérgica, mas nunca tive problemas com a alimentação durante as disputas”, diz.

Gabi conta que durante as competições, dirigentes conversam e procuram atender com atenção as necessidades dos atletas. “Não costumo comer carne vermelha. Então, eles me perguntam a minha sugestão e a substituem, com uma omelete, por exemplo. Toda essa dedicação nos permite treinar com tranquilidade e conseguir o melhor desempenho possível dentro da quadra”, comenta Gabriela.

A pivô aposta numa ótima exibição do handebol de Jundiaí nos Jogos Regionais. “A infraestrutura nos permite sonhar alto, sonhar em conquistar a medalha de ouro. Temos consciência do potencial de nossos adversários, mas estamos bem preparadas. Com a retaguarda da Prefeitura e o apoio dos torcemos, nossas chances são ótimas”, aposta Gabriela.

Ivan Lopes
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/25/jogos-regionais-jundiai-prepara-alimentacao-especial-para-atletas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original