Segurança de Jundiai é referência em rede nacional

Publicada em 29/06/2015 às 18:47

O modelo de segurança por sistema de monitoramento adotado pela Guarda Municipal de Jundiaí ganhou projeção nacional e o título de referência no Brasil no Jornal “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo, nesta segunda-feira (29).
A reportagem destacou o trabalho integrado que envolve a cidade e outros dez municípios da região por meio das câmeras que monitoram e fazem a leitura das placas de veículos roubados ou furtados, o que cria uma espécie de “cerca virtual” contra a criminalidade.

CONFIRA O VÍDEO NA ÍNTEGRA

Texto e imagens ressaltaram o trabalho das câmeras instaladas em pontos estratégicos de Jundiaí e nas cidades do “cinturão digital”, que juntas são responsáveis por tirar pelo menos 5 milhões de fotos diariamente, o que permite traçar o caminho percorrido pelo veículo suspeito, saber de onde veio e quanto tempo permaneceu na cidade.

Centro de Monitoramento da Guarda Municipal de Jundiaí, referência de segurança no Brasil

Centro de Monitoramento da Guarda Municipal de Jundiaí, referência de segurança no Brasil

“O trabalho integrado entre as principais forças da segurança da cidade e do Estado tem a tecnologia de ponta como aliada. Isso é um grande passo para que a comunidade possa se sentir mais segura. Nosso objetivo é diminuir cada vez mais os índices de violência em Jundiaí”, garante o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires.

O programa, que passou a operar com força total em 2013, é apontado como responsável por esclarecer mais da metade dos casos de furtos e roubos em Jundiaí. Batizado como “big brother”, uma alusão ao reality da própria emissora, o modelo conta com equipamentos de última geração.

Caso um veículo furtado em Jundiaí ou em outro município da “cerca virtual” entre na cidade e tenha a placa flagrada pela câmera, imediatamente o alarme instalado na base da Guarda Municipal é acionado. Isso permite uma resposta rápida em busca aos suspeitos.

“Este trabalho tem como meta a prevenção e o combate da violência e da criminalidade dentro da política adotada pelo governo do prefeito Pedro Bigardi. É um orgulho servir de exemplo para o País”, diz o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz.

SAIBA MAIS SOBRE O TRABALHO DA GUARDA MUNICIPAL

Ferraz lembrou que com essa tecnologia é possível desenvolver um mapa com os números da criminalidade. “Sabemos, por exemplo, o horário de maior incidência de furtos e roubos de veículos na cidade, das 8h às 11h”, comentou. O trabalho integrado por meio de câmeras desenvolvido pelas cidades também permite a GM a obter dados sobre quais os pontos do município com maior índice de furtos e roubos, o bairro e até a rua.

“Este tipo de tecnologia nos permite cruzar e compartilhar informações para que seja elaborado uma ação integrada para coibir a criminalidade. Na área central de Jundiaí, por exemplo, o número de furtos e roubos foi reduzido em 23%. Em outras regiões, as estatísticas também apontam a redução da criminalidade”, comemora.

Ivan Lopes
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/29/seguranca-de-jundiai-e-referencia-em-rede-nacional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original