Oficina discute definição de ‘paraciclos’

Publicada em 01/07/2015 às 14:25

A discussão sobre alguns locais prioritários de Jundiaí para a instalação de pontos de suporte físico para apoiar e prender a bicicleta, os “paraciclos”, é o tema da oficina marcada para este sábado (4), das 10h às 12h, no contêiner-oficina da praça Governador Pedro de Toledo, no Largo da Matriz, no Centro. A promoção é do projeto Urbanismo Caminhável, coordenado pela Prefeitura de Jundiaí.

LEIA TAMBÉM
Plano Diretor leva diagnóstico prévio para Câmara
Oficina destaca reocupação de espaço público por comunidade

Oficina será no contêiner do projeto Urbanismo Caminhável, no Centro

Oficina será no contêiner do projeto Urbanismo Caminhável, no Centro

Os pontos para orientar a conversa serão: o que você levaria em consideração para escolher um ponto de instalação de um paraciclo e em que local você sente a falta de um espaço para parar sua bicicleta. A prioridade será o centro histórico de Jundiaí, alvo do projeto, mas serão registradas também sugestões em outros bairros.

Em campos variados da cidade, como o convívio humano, a saúde, o ambiente e o clima, entre outros, a caminhabilidade e depois meios como a bicicleta e o transporte público são prioridades a serem alvo de mudanças técnicas e culturais.

Cartograffiti e escolas
O projeto na região central coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e implementado em parceria com Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo, Escritório Thaísa Froes e Contain(it) tem trabalhado com temas como a análise técnica de trajetos caminháveis, os estudos de futuros parklets (áreas de convívio junto a calçadas), as experiências de marcenaria urbana e os levantamentos emocionais e comportamentais dos espaços públicos.

No mês de julho estão previstas ainda as oficinas da cidade para as crianças, com alunos de escolas públicas, e de tradução visual com grafite de memórias da comunidade.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/01/oficina-discute-definicao-de-paraciclos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original