Projeto de rotas turísticas terá oficina em agosto

Publicada em 02/07/2015 às 17:54

A promoção de oficinas especializadas para moradores das rotas turísticas das regiões da Terra Nova e do Caxambu no mês de agosto foi definida esta semana em reunião conjunta de moradores e empreendedores com as secretarias de Agricultura, Abastecimento e Turismo e de Cultura. Essa cooperação intersetorial visa preparar a implantação dessas duas, das cinco previstas, rotas turísticas no município de Jundiaí.

LEIA TAMBÉM
Unifrutas promove dia de inovação agrícola
Feira de artesanato é atração no Bolão durante Jogos Regionais

Encontro reuniu moradores de Terra Nova, Caxambu, Toca, Roseira, Ivoturucaia e Colônia

Encontro reuniu moradores de Terra Nova, Caxambu, Toca, Roseira, Ivoturucaia e Colônia

“Estivemos com mais de 30 participantes no encontro, mostrando animação com essa nova perspectiva, e esse é um fator estimulante tanto para a capacitação como para o avanço dos projetos”, afirma a diretora de Turismo, Marcela Moro.

Da mesma forma, o diretor de Museus, Edgar Borges Júnior, destaca a importância da cultura e da memória poderem ser aplicadas no desenvolvimento das localidades e da cidade como um todo. “Vamos levar subsídios, mas os encaminhamentos serão feitos de maneira conjunta. Essa colaboração é parte dos esforços orientados pelo prefeito Pedro Bigardi para o governo como um todo, valorizando a identidade da cidade”, diz.

Para os participantes dos esforços iniciais das rotas turísticas, o ponto que interessa é a valorização das potencialidades, da história e da comunidade, agregando valor aos produtos e serviços. Muitos, como lembra o dirigente da Associação do Circuito das Frutas, José Luiz Rizzato, já estiveram em cidades turísticas e trouxeram essas ideias.

Entre as propostas colocadas pelos participantes estão a criação de memoriais nos bairros, o registro da história oral dos moradores mais veteranos e os conceitos de patrimônio material e imaterial. Inicialmente o encaminhamento foi de oficinas com a equipe do Museu Histórico e Cultural Solar do Barão nos dias 17, 24 e 31 de agosto com abertura no Solar do Barão e posteriormente com lugar indicado pelos participantes.

Projeto visa aproveitar tradições e histórias para valorizar a identidade das rotas

Projeto visa aproveitar tradições e histórias para valorizar a identidade das rotas

Também devem ser levadas aos bairros atividades como a “roda de lembranças”, aplicada pelo museu em locais como o Clube 28 de Setembro, entre outras.

Antes das oficinas de agosto, que estão sendo detalhadas de acordo com as indicações dos moradores ou empreendedores turísticos desses bairros, acontecem novos encontros específicos no dia 14 de julho, terça-feira, na Rota da Uva e do Vinho (no restaurante Família Brunholi), e no dia 21 de julho, terça-feira, na Terra Nova (no Bookafé Haras).

Os moradores e simpatizantes interessados no projeto podem entrar em contato com a Diretoria de Turismo (na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo) pelo telefone (11) 4589-8580, na ala norte do 5º andar do Paço Municipal, ou pelo portal Turismo Jundiaí.

Rotas turísticas
A iniciativa das rotas surgiu dos próprios produtores e agentes do setor. Os primeiros estudos estão em andamento na região dos bairros do Caxambu, Toca e Roseira para a chamada Rota da Uva e do Vinho, e na região da Terra Nova.

As demais em estudo são a Rota Eco Rural, na região da Serra do Japi; a Rota das Tradições Italianas, na região do Traviú; e uma outra chamada Rota do Café e da Ferrovia, no Centro.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/02/projeto-de-rotas-turisticas-tera-oficina-em-agosto/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original