Oficina de marcenaria urbana movimenta o Centro

Publicada em 20/07/2015 às 14:38

Uma nova oficina da chamada “marcenaria urbana”, realizada no sábado (18) na praça Governador Pedro de Toledo, no Largo da Matriz, mostrou aos moradores e técnicos participantes que é possível encontrar soluções participativas para a melhoria dos espaços públicos. Organizada pelo projeto Urbanismo Caminhável, coordenado pela Prefeitura de Jundiaí e custeado por contrapartida privada de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), a atividade promoveu a montagem de mesas e bancos a serem usados na própria praça.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura em Ação abre primeiro ‘parklet’ da cidade
‘Cartograffiti’ é tema de oficina do Urbanismo Caminhável

Oficina contou com a participação da população

Oficina contou com a participação da população

A oficina encerrou uma semana que também contou com a abertura do primeiro “parklet” (micropraça criada sobre uma ou duas vagas de veículos) e com uma oficina sobre a técnica do cartograffiti.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, a prototipagem definida nas ações do projeto até agosto é formada por intervenções temporárias que buscam testar as reações da comunidade a propostas práticas e teóricas voltadas para a caminhabilidade no sentido de melhorar a qualidade da relação dos pedestres com os espaços públicos como rua, praça, patrimônio e elementos urbanos.

Um grande número de pessoas parou para ver as atividades da oficina, que valorizam um conhecimento bastante disseminado na população (a marcenaria ou a carpintaria) para repensar as condições por vezes pouco aconchegantes dos espaços públicos. E muitas delas colocaram a “mão na massa” com serras, furadeiras e parafusadeiras disponibilizadas ao lado de opções de desenhos sugeridos e pedaços de pinus autoclavado.

Os trabalhos foram coordenados pelo grupo especializado Contain(it), que colabora no projeto ao lado de Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo e Escritório Thaísa Fróes. Um dos conceitos aplicados é que a caminhabilidade exige também pensar em espaços de descanso e convívio ao longo de seus trajetos, um dos aspectos que formam o “índice de caminhabilidade” (IC) em elaboração para Jundiaí.

Os móveis confeccionados serão usados na própria praça

Os móveis confeccionados serão usados na própria praça

Técnica
Oriunda nesse caso de setores como o urbanismo e o design, a prototipagem é uma técnica comum na área de inovação e permite testes e ajustes em propostas antes de serem implementadas definitivamente.

Para o jardineiro José Ferreira, que mora no bairro São Camilo e acompanhou uma parte das atividades, é importante ver atividades que envolvam a comunidade no conceito de atuar pela sua cidade. “As pessoas hoje correm tanto que não se perguntam onde querem chegar”, afirmou.

O lado participativo é também um aspecto do projeto. Até mesmo o parklet instalado na rua do Rosário resultou de oficinas com moradores que discutiram locais e formatos para o teste com esse tipo de equipamento em Jundiaí, uma das primeiras cidades médias do país a testar essa inovação urbana dentro de um estudo maior sobre a valorização do centro histórico.

Para a secretária Daniela da Camara Sutti, que também esteve na atividade, o projeto integra o escopo maior do Plano de Reabilitação do Centro mas deve gerar manuais e orientações que possam depois ser replicados nos bairros.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/20/oficina-de-marcenaria-urbana-movimenta-o-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original