Com laboratório equipado, Geresol é espaço para conhecimento

Publicada em 31/07/2015 às 18:23

Um lugar para muito estudo e novas descobertas. Assim foi a primeira semana de uso do laboratório recém-equipado no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o Geresol. Uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos concluiu nesta sexta-feira (31) os primeiros passos de um treinamento que seguirá no cotidiano de trabalho no local.

Entre os profissionais que acompanham esses alunos estão o professor da Universidade de Braunschweig (da Alemanha), engenheiro civil, especialista em gestão e tecnologia, Kai Munich, e a engenheira e advogada, coordenadora da Universidade e do Instituto Creed no Brasil, Christiane Pereira. Os alunos receberam ainda a microbiologista e professora da PUC-Rio de Janeiro, Simone Dealtry, que fez doutorado na universidade alemã.

LEIA TAMBÉM
Obras de ponte no Rio Acima estão na reta final
Praça Leonardo Timpone passa por revitalização

Para Simone, Jundiaí caminha a passos largos na questão do tratamento dos resíduos. “Fiquei impressionada com toda a estrutura do laboratório e do Geresol, Parece uma ‘mini’ Alemanha. A cidade tem tudo para ser referência e modelo para a América Latina.”

Funcionários estão aprendendo a operar laboratório

Funcionários estão aprendendo a operar laboratório

Ela destaca que o olhar da administração para a questão faz a diferença. “É importante ter um tratamento alternativo para os resíduos e não jogá-los em aterro. Além disso, investir em conhecimento e passa-lo adiante é muito importante.”

O investimento no laboratório, realizado pela Universidade, é de 80 mil euros. São cerca de 25 equipamentos, que serão usados para a análise do material tratado na leira e no contêiner, tecnologias alemãs de tratamento aerobio de resíduos em teste no Geresol; além de resíduo bruto, como o Combustível Derivado de Resíduo (CDR); frações orgânicas estabilizadas; biomassa; biogás; entre outros.

Capacidade
Além de aprender a operar e saber do potencial de cada tecnologia, o grupo também está acompanhando a montagem desses equipamentos. “Jundiaí está buscando a melhoria da gestão dos resíduos. A ideia é identificar quais são essas novas tecnologias e adaptá-las à realidade do município”, destacou Christiane.

Diversas análises serão feitas no local

Diversas análises serão feitas no local

O professor Kai falou sobre a capacidade do laboratório. “É um espaço moderno que permite a verificação do resíduo fresco e também dos subprodutos gerados a partir das tecnologias usadas. Na questão das análises de formação de gás em 21 dias a partir de resíduos orgânicos domiciliares, o laboratório é inédito no Brasil.”

Para o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, o município se prepara para conquistar uma nova realidade na questão de tratamento e análise dos resíduos sólidos. Segundo ele, o grande legado, além de ter uma cidade preparada para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é contar com servidores capacitados para isso.

Na turma em treinamento, há comissionados e concursados. “Isso permite que o tratamento dos resíduos seja uma política de Estado. Independente da questão política, com esses servidores treinados, ela irá se perpetuar e crescer na cidade.”

Luana Dias
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/31/com-laboratorio-equipado-geresol-e-espaco-para-conhecimento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original