Novos bancos mudam a rotina do calçadão no Centro

Publicada em 05/08/2015 às 17:59

Os três bancos criados de maneira coletiva dentro do programa Urbanismo Caminhável e instalados no sábado (1) em pontos do calçadão da rua Barão de Jundiaí tiveram boa aceitação do público que frequenta o Centro Histórico. Eles estão instalados em frente ao Solar do Barão, em frente ao prédio do antigo Cine Ipiranga e em frente à Casa da Cultura.

“O retorno no comportamento das pessoas, que pode ser positivo ou negativo, é parte desse método de ‘testagem’ de intervenções adotado nesse projeto”, afirmou a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti. A pasta coordena o projeto, custeado em contrapartida de iniciativa privada e implementada por técnicos especializados.

LEIA TAMBÉM
Praça Rui Barbosa revela muita vida e histórias
Centro Histórico vira museu ao ar livre para estudantes

Jovens reforçam espaço público com ato de solidariedade civil

Como ponto de descanso para pedestres, alguns bancos tiveram até horas lotadas

Como ponto de descanso para pedestres, alguns bancos tiveram até horas lotadas

A estudante de design de moda Lívia Ribeiro foi uma das visitantes da região que aprovou os formatos diferentes de bancos produzidos por voluntários na Oficina de Marcenaria Urbana. Para ela, a importância da iniciativa está em buscar novas ideias para revitalizar o espaço público.

Outros moradores, especialmente idosos, destacaram a necessidade de existirem pontos de descanso ao longo de trajetos de caminhada, sejam com fins comerciais, sociais ou culturais.

Pela posição mais sombreada em horários mais quentes e outros motivos, o banco em frente à Casa da Cultura tornou-se o mais disputado pelos visitantes.

Os bancos, construídos com pinus autoclavado, contam com aberturas para floreiras com instalação prevista para uma oficina no sábado (8).

A estudante Lívia apontou a busca de inovação como ponto positivo

A estudante Lívia apontou a busca de inovação como ponto positivo

Outras atividades
O projeto Urbanismo Caminhável promove uma oficina chamada Jundiahy – Centro Histórico Interfluvial na sexta-feira (7), a partir das 15h. Outras duas ocorrem no sábado (8), com o mapeamento do chamado Circuito Cultural e Criativo, a partir das 10h, e a intervenção verde no chamado Cultivando Jundiaí, a partir das 14h30, sempre com ponto de encontro no contêiner-oficina da praça Governador Pedro de Toledo, no Largo da Matriz.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/05/novos-bancos-mudam-a-rotina-do-calcadao-no-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original