Novos bancos mudam a rotina do calçadão no Centro
Publicada em 05/08/2015 às 17:59Os três bancos criados de maneira coletiva dentro do programa Urbanismo Caminhável e instalados no sábado (1) em pontos do calçadão da rua Barão de Jundiaí tiveram boa aceitação do público que frequenta o Centro Histórico. Eles estão instalados em frente ao Solar do Barão, em frente ao prédio do antigo Cine Ipiranga e em frente à Casa da Cultura.
“O retorno no comportamento das pessoas, que pode ser positivo ou negativo, é parte desse método de ‘testagem’ de intervenções adotado nesse projeto”, afirmou a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti. A pasta coordena o projeto, custeado em contrapartida de iniciativa privada e implementada por técnicos especializados.
LEIA TAMBÉM
Praça Rui Barbosa revela muita vida e histórias
Centro Histórico vira museu ao ar livre para estudantes
Jovens reforçam espaço público com ato de solidariedade civil
A estudante de design de moda Lívia Ribeiro foi uma das visitantes da região que aprovou os formatos diferentes de bancos produzidos por voluntários na Oficina de Marcenaria Urbana. Para ela, a importância da iniciativa está em buscar novas ideias para revitalizar o espaço público.
Outros moradores, especialmente idosos, destacaram a necessidade de existirem pontos de descanso ao longo de trajetos de caminhada, sejam com fins comerciais, sociais ou culturais.
Pela posição mais sombreada em horários mais quentes e outros motivos, o banco em frente à Casa da Cultura tornou-se o mais disputado pelos visitantes.
Os bancos, construídos com pinus autoclavado, contam com aberturas para floreiras com instalação prevista para uma oficina no sábado (8).
Outras atividades
O projeto Urbanismo Caminhável promove uma oficina chamada Jundiahy – Centro Histórico Interfluvial na sexta-feira (7), a partir das 15h. Outras duas ocorrem no sábado (8), com o mapeamento do chamado Circuito Cultural e Criativo, a partir das 10h, e a intervenção verde no chamado Cultivando Jundiaí, a partir das 14h30, sempre com ponto de encontro no contêiner-oficina da praça Governador Pedro de Toledo, no Largo da Matriz.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman
-
23/09/2023
Jardim Guanabara ganha nova horta e parque naturalizado para brincar livre
-
23/06/2023
Nota Oficial – Medidas de segurança e orientações em avistamento de onça parda
-
21/06/2023
Pé de Árvore amplia plantio de mudas no Parque da Represa
-
20/05/2023
Jardim de Chuva do Guanabara é exemplo de manejo das águas da chuva
Baixe as fotos desta notícia na resolução original