Participação popular marca Conferência de Assistência Social
Publicada em 05/08/2015 às 15:35Com o auditório Elis Regina, no Complexo Argos, lotado, teve início nesta quarta-feira (5) a 10ª Conferência Municipal da Assistência Social, organizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social. Com o tema “Pacto Republicano no Sistema Único de Assistência Social (Suas) rumo a 2026: o Suas que temos e o Suas que queremos”, a conferência prossegue nesta quinta-feira (6), das 8h às 17h, no mesmo local. Nestes dois dias os participantes têm como tarefa fazer uma avaliação do sistema, que este ano completa uma década, e apresentar propostas para os próximos dez anos.
Marcada pela participação popular, a conferência deste ano contou com 250 pessoas inscritas, número superior ao da edição anterior, em 2013. “É uma satisfação participar desta conferência com este grande público. Isto mostra o envolvimento da comunidade e a mobilização do Conselho e da Semads neste importante debate público. Hoje vemos no Brasil uma crise de participação popular e Jundiaí, a exemplo do que temos aqui e na elaboração do Plano Diretor Participativo, está conseguindo resgatar este envolvimento da população”, disse o prefeito Pedro Bigardi.
LEIA TAMBÉM
Prefeito renova convênio com Corpo de Bombeiros
Semana do Bebê: atividades movimentam os bairros
Jundiaí vai receber a Tocha das Olimpíadas do Rio 2016
Bigardi ressaltou a importância da conferência. “A participação da sociedade neste debate é fundamental para projetar o futuro do sistema e fazer uma autocrítica do que já foi feito.”
A solenidade de abertura contou ainda com a apresentação do grupo de maracatu formado por integrantes do Centro de Referência ao Idoso de Jundiaí (Criju) e do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) São Camilo.
Para a secretaria da Semads, Rita de Cássia Angarten Marchiori, a conferência é uma oportunidade para profissionais e usuários marcarem presença na construção da política de Assistência Social. “Como profissionais e cidadãos, temos condições de rever a concepção do Suas e apresentar propostas de reestruturação, e este governo tem compromisso e quer fazer isso. A ideia é transformar pensamentos em teses concretas para os próximos dez anos.”
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Marilena Negro, que é assistente social, destacou o envolvimento da sociedade. “Em 2013, tivemos uma participação mais tímida, fico feliz em ver este maior envolvimento da comunidade nesta conferência. Espero que tenha bons resultados”, salientou a vereadora, que foi homenageada pela autoria da lei municipal de Assistência Social.
O processo que culminou na conferência foi feito de forma participativa, como lembrou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e diretora de Proteção Especial da Semads, Joana de Cássia Prudêncio. “O processo se iniciou em junho com a abertura das inscrições, encerradas um dia antes devido à grande procura, o que foi uma grata surpresa pois mostra o compromisso de todos. Também foram realizadas reuniões nas unidades dos Cras e hoje temos a tarefa ímpar de construir as bases para a política de Assistência Social dos próximos anos.”
O conselheiro André Santos dos Anjos falou sobre a participação dos usuários. “Contribuímos com demandas e experiências no sentido de auxiliar o poder público na melhora dos serviços prestados pela Assistência Social no município, acredito que boas propostas sairão desta conferência.”
O coordenador do Cras São Camilo, Luiz Guilherme Fuschini Camargo, ressaltou a importância da participação social. “É importante esta participação pois permite que o usuário tenha uma melhor compreensão das necessidades e defina os próximos passos no campo da política.”
Partindo do tema central, a conferência propõe o debate de subtemas como dignidade humana e justiça social; participação social como fundamento do Suas; primazia da responsabilidade do Estado; qualificação do trabalho no Suas; e assistência social é direito. Ao final, serão apontadas diretrizes e eleitos os delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual.
Também participaram da conferência o vereador José Carlos Ferreira Dias, a titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Marilza Campos, e a responsável pela Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori.
Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
28/12/2024
Hospital São Vicente tem 100% dos quartos das enfermarias reformados pelo projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
Baixe as fotos desta notícia na resolução original