Jardim Botânico sobe no enquadramento de Ministério

Publicada em 06/08/2015 às 18:34

Depois de diversos avanços, o Jardim Botânico deixou o enquadramento provisório na categoria C que mantinha desde 2012 e adquiriu o seu registro e enquadramento na categoria B após análise da Comissão Nacional de Jardins Botânicos, do Ministério do Meio Ambiente. Com a medida, o órgão da Prefeitura de Jundiaí ganha mais respaldo institucional para novas parcerias e programas.

Entre os 14 quesitos considerados na avaliação estão aspectos importantes como a pesquisa científica, a coleta e armazenamento de sementes, a educação ambiental aplicada à conservação e as coleções de plantas. O local conta atualmente com uma estimativa de 815 espécies entre plantas ornamentais, aromáticas, medicinais, suculentas, cactáceas, palmeiras e árvores.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí vai receber a Tocha das Olimpíadas do Rio 2016
Terra Nova reforça criação de rotas turísticas de Jundiaí
Plano Diretor Participativo ajusta critérios para 2º Fórum

Classificação veio após análise da Associação Brasileira de Jardins Botânicos

Classificação veio após análise da Associação Brasileira de Jardins Botânicos

“Isso mostra que houve uma evolução e o realinhamento de ações. Isso fez com que conseguíssemos avançar”, comentou o secretário de Serviços Públicos, pasta responsável pelo local, Aguinaldo Leite. Para ele, a classificação é um estímulo para chegar à categoria A, hoje dada a Botânicos como o do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Recife e Perto Alegre. “Estamos em processo constante de evolução.”

A nova classificação trouxe à cidade o presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, João Neves. Ele explicou que no Brasil existem 86 instituições desse tipo. Associadas à Rede são 56 e apenas 25 contam com registro dentro dos enquadramentos propostos.

Para ele, não deve demorar para que Jundiaí chegue à categoria A, que determina 16 quesitos. Entre eles, ter um banco germoplasma (de reserva genética das plantas), programas de extensão e cursos para o público externo e a publicação de uma revista científica.

Botânico recebeu a visita de João Neves, da Rede Brasileira

Botânico recebeu a visita de João Neves, da Rede Brasileira

“O Jardim Botânico é um museu de plantas, um banco de vida. Mostra o valor multicultural das plantas”, destacou João. Segundo ele, a nova categoria ocupada pelo Botânico jundiaiense é motivo de orgulho. “Mostra que o trabalho desenvolvido aqui é especializado. Essa área começa a atingir maturidade com seus 10 anos de vida.”

De acordo com o diretor da instituição, o engenheiro agrônomo Renato Steck, e o engenheiro florestal Thiago Pinto Pires, alguns dos resultados mais importantes considerados na avaliação são pouco conhecidos pelo público em geral.

O Jardim Botânico de Jundiaí recebe pelo menos três mil estudantes da cidade e da região a cada ano em visitas monitoradas por estagiários do programa de educação ambiental, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e reforço de orientação do Centro de Referência de Educação Ambiental (CREAM), ligado à Secretaria de Educação.

O fluxo mensal de visitantes também é de três mil pessoas, o que contabiliza cerca de 140 mil visitantes por ano.

Uma característica nessa área está na valorização do saber científico e também do saber popular, visando mostrar o uso sustentável de diversas espécies presentes no local e até mesmo conhecimentos ancestrais acumulados sobre elas. Os jardins temáticos e as coleções de plantas colaboram nesse sentido.

Outro aspecto está nas pesquisas. Esse trabalho é realizado em fragmentos de vegetação, como ocorreu com o pequeno trecho de Cerrado alvo de levantamentos na região do Residencial Jundiaí, na zona oeste da cidade, com registro florístico das espécies presentes nesses locais.

A expectativa para o futuro, com o reconhecimento institucional, é o estudo de parcerias em programas nacionais voltados para a pesquisa sobre espécies da flora brasileira e regional ameaçadas de extinção, colaborando com as políticas públicas de conservação do meio ambiente.

Quer visitar?
O Jardim Botânico tem duas portarias. Uma na avenida Navarro de Andrade, 120; e a outra na Avenida Antônio Frederico Ozanan, 6400. As visitas podem ser feitas todos os dias, das 8h às 18h.

José Arnaldo de Oliveira e Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/06/jardim-botanico-sobe-no-enquadramento-do-ministerio-do-meio-ambiente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original