Jundiaí celebra sua secular Festa da Padroeira

Publicada em 15/08/2015 às 17:38

Milhares de pessoas participaram, neste sábado (15), das principais cerimônias da Festa da Padroeira, evento católico que remete às origens da cidade de Jundiaí no século 17 e que contou com a presença do prefeito Pedro Bigardi na missa principal da manhã, seguida de procissão pelas ruas do Centro Histórico.

A missa especial foi celebrada pelo bispo Dom Vicente

A missa especial foi celebrada pelo bispo Dom Vicente

“É um evento que faz parte da nossa história, assim como a fé que moveu muitos esforços da comunidade ao longo do tempo”, afirmou Pedro, que esteve na cerimônia com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi.

Com um forte simbolismo ritual, a procissão percorreu as ruas Barão de Jundiaí, Siqueira de Moraes e Rosário, antes do retorno até o Largo da Matriz. De acordo com o bispo diocesano Dom Vicente Costa, a festa é marcada pela devoção a Maria no simbolismo do desterro como protetora da família “em direção a Jesus”. Os cânticos escolhidos na ocasião foram marcados pelos pedidos de justiça e paz.

O trajeto saiu da Catedral Nossa Senhora do Desterro, acompanhado pela Banda São João Batista, com grupos como a Romaria a Pirapora (reconhecida como patrimônio imaterial e que completou seu centenário em 2014), Legião de Maria, Apostolado da Oração, Santas Missões Populares, diáconos e outros. A secular imagem da Sagrada Família é uma das referências principais.

Moradores, autoridades e visitantes acompanharam o evento, marcado pelo som dos sinos (também replicado em outras paróquias da diocese, que abrange 11 municípios). Para a artista plástica Maria Lúcia Panizza, por exemplo, não apenas a cerimônia é uma atração como o próprio prédio da Catedral, com seus vitrais e formas transformadas no fim do século 19.

A Festa da Padroeira termina neste domingo (16), com atividades religiosas e também festivas, com as barracas de alimentação instaladas na praça Marechal Floriano Peixoto, na parte de trás da Catedral.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/15/jundiai-celebra-sua-secular-festa-da-padroeira/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original