Prefeito homenageia Bira, eterno ídolo do Monterrey

Publicada em 21/08/2015 às 17:42

Ronaldinho Gaúcho passou pelo Querétaro do México. Passou, mas não deve ter deixado saudades entre os torcedores “Gallos Blancos”. Já Rafael Sóbis, de chegada recente ao Tigres, embora já tenha algum destaque, terá que comer muitos burritos, ou melhor, jogar muita bola para superar a idolatria e gratidão que o futebol do país da zona do Caribe tem pelo nome de Ubirajara Chagas, o Bira, meia-atacante jundiaiense que se transformou em uma lenda por lá após 15 temporadas com a camisa do Monterrey.

Por tudo o que jogou, Bira retornou à cidade mexicana à convite da atual diretoria do Monterrey, depois de quase 30 anos, para ser homenageado e participar da grandiosa festa de inauguração do Estádio BBVA Bancomer, no domingo (2).

LEIA TAMBÉM
Secretário elogia técnico campeão do Pan de goalball
Alckmin promete a Bigardi obras das Alças em setembro

Prefeito Pedro Bigardi entrega placa a Ubirajara Chagas, o Bira

Prefeito Pedro Bigardi entrega placa a Ubirajara Chagas, o Bira

As emoções não param por aí. Nesta sexta-feira (21), foi a vez de Jundiaí prestar sua homenagem ao filho ilustre. Bira, hoje reconhecido empresário no ramo de alimentação, da culinária mexicana especificamente, foi recebido pelo prefeito Pedro Bigardi que lhe entregou uma placa que agradece ao ex-jogador por ter elevado o nome de Jundiaí no mais alto patamar no futebol da América do Norte.

“Não dá para deixar passar em branco tudo o que Ubirajara Chagas fez pelo esporte e por Jundiaí durante todos esses anos. Acima de tudo, é um filho desta terra, um amigo e que deixou sua história marcada eternamente no futebol mundial. Para nós, é um orgulho”, disse Bigardi.

“Me pegaram de surpresa. É uma grande emoção, uma atrás da outra. Assim, é difícil suportar”, falou Bira, depois de agradecer a homenagem, que foi organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer, por meio do secretário Cristiano Lopes.

“Fico lisonjeado de fazer parte dessa gestão e assistir a uma homenagem simples, mas tão significativa feita para uma pessoa que fez e faz muito por Jundiaí. Bira é um amigo, sua família é amiga e por tudo o que fez pelo esporte mundial e por Jundiaí tínhamos que mostrar nossa admiração pelo exemplo que se transformou”, exaltou Lopes.

Homenagem a jundiaiense que é ídolo no México teve a presença de Hélio Maffia

Homenagem a jundiaiense que é ídolo no México teve a presença de Hélio Maffia

Cada vez mais emocionado e com novos elogios que vieram do amigo Hélio Maffia, que também esteve presente na homenagem, Bira contou a experiência de voltar a pisar em Monterrey. “Uma sensação inexplicável, foi ótimo mostrar aos meus netos onde joguei. Fiquei muito feliz em rever ex-jogadores que vestiram ao meu lado a camisa do clube. Foi o resgate das lembranças do passado“, comentou.

Carreira
Ubirajara Chagas sempre foi ligado ao esporte. Em Jundiaí, praticou várias modalidades, basquete, futebol de salão (hoje futsal) e atletismo. “Até eu me decidir pelo futebol demorou. Mas, deu certo”, lembrou.

Bira jogou pela Ponte Preta, de Campinas, São Bento, de Sorocaba, Portuguesa Santista e Juventus da Mooca, em São Paulo. Mas foi no Monterrey que ganhou projeção. Com a camisa 10 alvi-celeste marcou 60 gols e, em sua despedida do Monterrey, foi aplaudido em pé por 80 mil pessoas.

“É um clube e um povo por quem tenho carinho especial. O estádio ficou maravilhoso e a festa inesquecível”, destacou. Na inauguração da nova arena, uma das mais belas do mundo, o Monterrey bateu o Benfica, de Lisboa, Portugal, por 3 a 0. O clube português tem o goleiro Júlio César, o zagueiro Luisão, o meia-atacante Talisca, ex-Bahia, além do atacante Jonas.

Mesmo com esses atletas, o time da casa não decepcionou aos mais de 55 mil torcedores que prestigiaram a festa. Ficaram com o título da Copa Eusébio e tudo foi visto de pertinho por Ubirajara Chagas, o Bira, o eterno ídolo do Monterrey.

Ivan Lopes
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/21/prefeito-homenageia-bira-eterno-idolo-do-monterrey/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original