Prefeito abre comemorações cívicas da Semana da Pátria

Publicada em 01/09/2015 às 15:26

Numa manhã de muito sol e calor, as comemorações da Semana da Pátria em Jundiaí tiveram início nesta terça-feira (1) com solenidades na Escola Superior de Educação Física (Esef) e na Praça Pedro de Toledo no Centro.

CONFIRA AS FOTOS

A programação prossegue nesta quarta-feira (2) com cerimônia na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Luiz Biela de Souza, no Santa Gertrudes.

“Desde 2013 procuramos resgatar o sentimento cívico da comunidade de Jundiaí com programação extensa para comemorar a data histórica mais importante do Brasil. Este ano, vamos inovar e levar solenidades para as escolas, como o propósito de aguçar o espírito patriótico das crianças”, comentou o prefeito Pedro Bigardi.

MAIS SEMANA DA PÁTRIA
Emebs participam das comemorações
Ordem oficial do desfile de 7 de Setembro é definida
Educação premia ganhadores do Concurso Semana da Pátria

Prefeito Pedro Bigardi durante solenidade da Semana da Pátria na Praça Pedro de Toledo

Prefeito Pedro Bigardi durante solenidade da Semana da Pátria na Praça Pedro de Toledo

O prefeito também mencionou a importância do desfile programado para 7 de setembro na Avenida Luiz Latorre. “É o ponto alto das comemorações. A organização é feita com muito cuidado para que o evento se torne o maior de todos os tempos”, diz Bigardi.

A solenidade festiva comemorativa à Semana da Pátria começou nas dependências da Esef com o hasteamento, ao som do Hino Nacional, das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo, Panathlon Clube, da Esef e do Congresso de Educação Física.

Após discurso das autoridades, foi registrado um momento mágico. A pequena Laís Breitschaft, 6 anos, levou a chama cívica para que a pira e a tocha, que seria levada à Praça Governador Pedro Toledo fossem acesas. “Estou muito contente”, resumiu a atleta de ginástica artística, que estava acompanhada pelo pais, Alexandre e Lidiana.

Ao menos 50 pessoas, entre alunos da Esef, agentes de trânsito, soldados do Exército, guardas municipais, policiais militares e integrantes do Corpo de Bombeiros conduziram a tocha por 7,5 quilômetros até a praça central de Jundiaí, onde prefeito Pedro Bigardi, autoridades políticas e militares, além da população, aguardavam a chegada do fogo simbólico.

“É um dia especial, porque, além da chama cívica, hoje se comemora o dia do educador esportivo. É a presença marcante do esporte na história do nosso País”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes.

Tocha foi levada por 7,5 quilômetros em trajeto da Esef até o Centro de Jundiaí

Tocha foi levada por 7,5 quilômetros em trajeto da Esef até o Centro de Jundiaí

O assessor especial do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), José Carlos Pires, lembrou que “a semana cívica é o marco de todo o processo político e territorial do Brasil como nação”.

“São momentos especiais de integração entre as forças de segurança, administração e a sociedade em uma luta para a manutenção da democracia. Essa sempre foi a idealização seguida pela administração Pedro Bigardi”, lembra Pires.

Na praça Governador Pedro de Toledo, a praça da Matriz, o tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa, do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), fez a passagem da tropa e abriu a solenidade, seguida do discurso das autoridades. Ao som do Hino Nacional e de Jundiaí, as bandeiras foram hasteadas no pavilhão.

Participaram ainda do evento os secretários de Cultura, Tércio Marinho; de Educação, José Renato Polli; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti; de Relações Institucionais, Liraucio Tarini Júnior; de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; o chefe de Gabinete, Alan Piccolo; o presidente do Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun), Eudis Urbano dos Santos; o superintendente da Escola de Governo, Marcelo Lo Monaco; o coordenador da Defesa Civil, coronel Eduardo Luiz Carbonari; o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Gastaldo; vereador José Carlos Ferreira Dias, além de representantes das polícias Militar e Rodoviária e Corpo de Bombeiros.

Ivan Lopes
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/01/prefeito-abre-comemoracoes-civicas-da-semana-da-patria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original