Saúde capacita serviços para atendimento de acumuladores
Publicada em 04/09/2015 às 17:29O grupo técnico intersetorial/acumuladores, coordenado pela Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Saúde, participou de uma oficina de capacitação com dois especialistas da área, o supervisor técnico de Saúde Mental da Associação da Saúde da Família (SP), Sebastião Ambrózio, e a assistente social Maria Lúcia Salotti.
Criado em junho deste ano, o principal objetivo do grupo é integrar e humanizar o atendimento aos pacientes diagnosticados com acumulação compulsiva. Além de servidores da Saúde, conta com integrantes das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Serviços Públicos e Planejamento e Meio Ambiente.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí vai ter Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa
Alunos participam do Projeto Zooeduca na região do São Camilo
“Essas pessoas já são atendidas, mas o atendimento é disperso. A ideia é integrar os diversos serviços que atendem esse paciente, sistematizando as formas de acolhimento, atendimento e acompanhamento. Além de discutir, articular e compartilhar o tratamento de casos suspeitos de acumuladores identificados pelos serviços e também por denúncias”, explica a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, Danielle Albernaz. “Estamos desenhando esse atendimento.”
Durante as reuniões do grupo, também foi diagnosticada a necessidade de capacitação dos profissionais dos serviços para o atendimento desse público. “Convidamos dois especialistas que falaram sobre como cuidar da acumulação compulsiva. O encontro foi muito produtivo e esclarecedor”, avalia Danielle.
A expectativa é que as decisões de cada caso sejam tomadas de forma conjunta, pensando sempre no bem-estar biopsicossocial do paciente. “Desta forma, o paciente será visto em sua integralidade, deixando de receber, por exemplo, três visitas durante a semana de três serviços diferentes e com encaminhamentos desarticulados e sem resolução. Buscamos oferecer um serviço efetivo no cuidado com o olhar na saúde e na assistência social”, frisa a gerente.
Niza Souza
Foto: Fotógrafos PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original