Saúde capacita serviços para atendimento de acumuladores

Publicada em 04/09/2015 às 17:29

O grupo técnico intersetorial/acumuladores, coordenado pela Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Saúde, participou de uma oficina de capacitação com dois especialistas da área, o supervisor técnico de Saúde Mental da Associação da Saúde da Família (SP), Sebastião Ambrózio, e a assistente social Maria Lúcia Salotti.

Criado em junho deste ano, o principal objetivo do grupo é integrar e humanizar o atendimento aos pacientes diagnosticados com acumulação compulsiva. Além de servidores da Saúde, conta com integrantes das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Serviços Públicos e Planejamento e Meio Ambiente.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí vai ter Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

Alunos participam do Projeto Zooeduca na região do São Camilo

Grupo conta com representantes da Saúde, Assistência Social e Serviços Públicos

Grupo conta com representantes da Saúde, Assistência Social e Serviços Públicos

De acordo com levantamento feito nos serviços públicos de saúde e assistência social, atualmente há cerca de 37 pessoas com a doença em tratamento na rede municipal de Jundiaí.

“Essas pessoas já são atendidas, mas o atendimento é disperso. A ideia é integrar os diversos serviços que atendem esse paciente, sistematizando as formas de acolhimento, atendimento e acompanhamento. Além de discutir, articular e compartilhar o tratamento de casos suspeitos de acumuladores identificados pelos serviços e também por denúncias”, explica a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, Danielle Albernaz. “Estamos desenhando esse atendimento.”

Durante as reuniões do grupo, também foi diagnosticada a necessidade de capacitação dos profissionais dos serviços para o atendimento desse público. “Convidamos dois especialistas que falaram sobre como cuidar da acumulação compulsiva. O encontro foi muito produtivo e esclarecedor”, avalia Danielle.

A expectativa é que as decisões de cada caso sejam tomadas de forma conjunta, pensando sempre no bem-estar biopsicossocial do paciente. “Desta forma, o paciente será visto em sua integralidade, deixando de receber, por exemplo, três visitas durante a semana de três serviços diferentes e com encaminhamentos desarticulados e sem resolução. Buscamos oferecer um serviço efetivo no cuidado com o olhar na saúde e na assistência social”, frisa a gerente.

Niza Souza
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/04/saude-capacita-servicos-para-atendimento-de-acumuladores/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original