2º Fórum do Plano Diretor vai ser no sábado, dia 3 de outubro

Publicada em 11/09/2015 às 17:05
Na abertura do 1º Fórum, o prefeito Pedro Bigardi falou a mais de 700 participantes

Na abertura do 1º Fórum, o prefeito Pedro Bigardi falou a mais de 700 participantes

A Prefeitura de Jundiaí realiza no sábado, dia 3 de outubro, o 2º Fórum do Plano Diretor Participativo “Como Construir a Cidade Que Queremos” para a apresentação da proposta preliminar de cidade no período da manhã. E depois, no período da tarde, com a eleição de delegados para as mesas de diálogo voltadas para pontos divergentes em uma proporção de 60% da sociedade civil e 40% do setor público municipal.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

O evento vai ser realizado das 8h às 17h, no câmpus do Centro Universitário Padre Anchieta, com abertura dos jovens músicos do Projeto Guri.

“Lembramos a todos os cidadãos e cidadãs de Jundiaí que o processo não é apenas participativo, mas também deliberativo. Nesse trabalho de dois anos de capacitar e exercer o diálogo, buscamos estimular um olhar coletivo para além do foco individual, recriando a consciência cidadã. É muito mais do que a legislação em si ”, explica a secretária de Planejamento e Meio Ambiente. Daniela da Câmara Sutti

O regimento interno do evento, aprovado pelo Grupo Gestor do Plano Diretor Participativo, está disponível em online.

A programação definida é o credenciamento dos participantes das 8h às 9h, a abertura oficial às 9h e a apresentação da proposta preliminar do texto base das 9h30 às 12h30.

LEIA TAMBÉM
Reunião detalha criação de ciclorrota
Conselho da Serra do Japi inicia nova fase
Urbanismo Caminhável prepara novo ‘parklet’ no Centro

Depois de pausa para almoço, o retorno vai ser às 14h com a apresentação do regimento e orientações para escolha de delegados e suplentes. Os grupos fazem essa eleição (por regiões e por segmentos) das 14h30 às 16h, quando ocorre a plenária de apresentação dos delegados.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Participação integral
Mesmo tendo sido definido pelo corpo técnico e pelo grupo gestor, o acesso ao regimento interno no portal do Plano Diretor oferece abertura para envio de sugestões de ajustes. As regiões propostas seguiram critérios populacionais e os segmentos refletem a estrutura de 60% de sociedade civil e 40% de poder público municipal recomendada pelo Conselho Nacional de Cidades e Estatuto da Cidade.

As inscrições antecipadas vão estar disponíveis no portal a partir desta terça-feira (15), quando os jundiaienses vão poder apontar, depois de conhecerem o regimento, o segmento em que se identificam e também se aceitam uma possível indicação como delegados ou se preferem ser apenas votantes nos grupos da tarde.

Objetivos comuns
O processo de elaboração da proposta preliminar de cidade, que vai ser conhecida no 2º Fórum do Plano Diretor Participativo, utilizou como matéria-prima as quase 10 mil participações ocorridas em 2014 e 2015 nas fases de consulta em contas de água, entidades e escolas, de oficinas territoriais em bairros, de recebimento de propostas e do 1º Fórum.

Todas as etapas estão sendo feitas em forma de texto-base para permitir a participação de todos antes de ser ajustado na forma final de minuta de projeto de lei. Os objetivos estratégicos resultantes desse processo participativo em Jundiaí são:

1. Preservação, Conservação e Recuperação de Ecossistemas Hídricos e Naturais;
2. Proteção, Promoção e recuperação de Bens e Imóveis de Interesse Histórico Cultural e iniciativas culturais;
3. Proteção e Promoção do Desenvolvimento Rural e da Produção Agrícola;
4. Fortalecimento da Base Econômica local;
5. Melhoria na Mobilidade Urbana e nas condições de acessibilidade;
6. Regulação do Uso e Ocupação do Solo e da Produção Imobiliária;
7. Contenção da Urbanização dispersa e desordenada;
8. Aproveitamento de Imóveis Ociosos localizados em áreas urbanas consolidadas;
9. Melhoria das Condições Urbanas dos bairros, com oferta adequada de equipamentos de educação, saúde, esporte, lazer e cultura;
10. Provisão Habitacional de Interesse Social;
11. Urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários ocupados pela população de baixa renda e de interesse específico;
12. Gestão Democrática com fortalecimento da participação popular nas decisões dos rumos da cidade.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Para saber mais
O 2º Fórum do Plano Diretor Participativo é aberto a todos os interessados no futuro da cidade para os próximos dez anos, com o tema “Como Construir a Jundiaí Que Queremos”.

Conheça mais materiais de apoio para participar também com seus sonhos de uma cidade justa, sustentável, desenvolvida e com qualidade de vida, como Você Sabia?, Capacitações, Leitura Comunitária, Leitura Técnica, Propostas Recebidas, Entenda Mais e Preparação.

Proposta de governo será apresentada novamente no anfiteatro: Jundiaí para próximos dez anos

Proposta de governo será apresentada novamente no anfiteatro: Jundiaí para próximos dez anos

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/11/2o-forum-do-plano-diretor-vai-ser-no-sabado-dia-3-de-outubro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original