Circuito das Frutas discute fortalecimento do segmento turístico

Publicada em 14/09/2015 às 17:48

Uma reunião de prefeitos das dez cidades que formam o Circuito das Frutas, nesta terça-feira (15), em Valinhos, deve reforçar o trabalho conjunto de Jundiaí, Louveira, Jarinu, Atibaia, Itupeva, Itatiba, Morungaba, Vinhedo, Valinhos e Indaiatuba pelo fortalecimento do setor agrícola na região. O encontro, que vai contar com a presença do prefeito Pedro Bigardi, também coincide com o surgimento de iniciativas de outras instituições da comunidade.

CONFIRA O SITE DO TURISMO

“Além da crescente importância econômica, o turismo também valoriza os talentos e a história da comunidade”, destaca o secretário Marcos Brunholi.

LEIA TAMBÉM
Conselho da Serra do Japi inicia nova fase
Agricultores doam 1 tonelada de alimentos após desfile
Motos, ciclistas, carros antigos e cavalos vão invadir a Festa da Uva

 O turismo rural é o ponto forte da cooperação regional do Circuito das Frutas

O turismo rural é o ponto forte da cooperação regional do Circuito das Frutas

Em Jundiaí, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo contou com sua equipe técnica do segmento turístico na reunião preparatória, na terça-feira (1º), no parque municipal de Valinhos. Entre os temas em análise estão os projetos de cicloturismo, passaporte regional e mecanismos de promoção.

Apenas entre 2013 e 2014, o crescimento do número de turistas em Jundiaí avançou 19% e atingiu 120 mil turistas de negócios e, na maioria, 339 mil turistas de lazer. De acordo com a diretora setorial, Marcela Moro, essa dinâmica retratada em pesquisa feita em parceria com faculdades como a Unip mostra também que os empregos diretos e indiretos do setor já somam 32 mil postos (ou 8% da população total).

Em Jundiaí, o posto de informações turísticas funciona ininterruptamente: 450 mil visitantes em 2014

Em Jundiaí, o posto de informações turísticas funciona ininterruptamente: 450 mil visitantes em 2014

Entre as iniciativas paralelas que surgem na cidade e região está o Sesc Jundiaí, que vem promovendo gratuitamente, em dois sábados (19 de setembro e 3 de outubro), um passeio chamado “Roteiro de Frutas e Gastronomia do Circuito das Frutas”, passando por sítios, adegas e cantinas na região de Jundiaí, Louveira e Itatiba, incluindo enólogo, com reservas praticamente esgotadas.

O Circuito das Frutas também é alvo de outras unidades da rede como o Sesc São Caetano, que promove outro passeio no sábado (26), e o Sesc Piracicaba, que promove outro no dia 18 de outubro. Todas fazem parte do conceito de “turismo social” de baixo custo e com foco na história e cultura.

Capacitação
Em outra frente, os gestores da área de turismo do Circuito das Frutas também realizam em setembro um evento específico de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A meta geral dos esforços é a busca do turismo sustentável, que gera benefícios para a comunidade como a valorização da cultura, do meio ambiente e das atividades criativas e reduzindo impactos externos.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/14/circuito-das-frutas-discute-fortalecimento-do-segmento-turistico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original