Jundiaí participa com plantio da ‘Hora Verde’ neste domingo (20)

Publicada em 16/09/2015 às 14:43

Um plantio de árvores nativas na área do antigo Sítio Santana, recentemente incorporado ao patrimônio público como parte da Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi (Rebio), vai marcar a participação de Jundiaí no evento “Hora Verde”, que conta com a adesão de mais de 60 municípios paulistas. A iniciativa é da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

A proposta, que celebra o Dia da Árvore, foi criada pelo Sistema Ambiental Paulista (que reúne órgãos estaduais como secretarias, fundações e institutos) e inspirou-se no evento anual da Hora do Planeta.

LEIA TAMBÉM
Conselho da Serra do Japi inicia nova fase
Plano Diretor abre inscrições prévias para o 2º Fórum
Arte no ‘Escadão’ valoriza paisagem urbana do graffiti
Urbanismo Caminhável prepara novo ‘parklet’ no Centro

 O reflorestamento continua sendo vital na Serra do Japi e seu entorno

O reflorestamento continua sendo vital na Serra do Japi e seu entorno

De acordo com o diretor de meio ambiente, Flávio Gramolelli Júnior, o plantio será às 10h30. Com mais de 137 mil metros quadrados, a área passa a integrar a reserva municipal que ocupa a parte mais alta da Serra do Japi, com 20,7 milhões de metros quadrados, dentro da área tombada em 1983 nos municípios de Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus que soma 200 milhões de metros quadrados de conservação da mata atlânticas.

A iniciativa Hora Verde estimula o plantio por entidades e pessoas no Dia da Árvore

A iniciativa Hora Verde estimula o plantio por entidades e pessoas no Dia da Árvore

A celebração estadual homenageia o trabalho do sueco Alberto Löfgren, primeiro diretor do Instituto Florestal, e a realização da primeira Festa das Árvores do Brasil, realizada pelo engenheiro João Pedro Cardoso na cidade de Araras em 1902.

Em Jundiaí, essa referência para a cobertura vegetal pensada no Estado de São Paulo tem o componente especial do pioneirismo da cidade que a partir da década de 1950 ampliou sua consciência ambiental até chegar às mobilizações que conseguiram proteger a Serra do Japi (que em Jundiaí ocupa mais de 25% do território do município).

Outras entidades e associações da comunidade também podem aderir à Hora Verde. Basta reunir um grupo voluntário de pessoas e definir plantios na mesma data nos mais diversos espaços como áreas urbanas (ruas, praças, quintais, parques), matas ciliares, áreas rurais, unidades de conservação e quaisquer outras áreas onde o ato do plantio permita a reflexão sobre o papel da árvore para a biodiversidade, a água, o controle de erosão, o conforto térmico, a prevenção de doenças e outras contribuições relevantes para o bem-estar humano. A iniciativa deve ser informada para o email horaverde@sp.gov.br.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/16/jundiai-participa-com-plantio-da-hora-verde-no-domingo-20/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original